Silverstone pode ter decretado o ressurgimento da Ferrari, ou especificamente de Alonso, que acabou fazendo uma grande corrida de forma veloz e confiante, vindo a ganhar de presente a vitória, em um incomuns erros de pitstop da equipe Red Bull, que acabou vacilando com Vettel e com Webber.
Alonso manteve a sua terceira posição na largada, presenciando a ultrapassagem de Vettel em Webber, que em poucas voltas sumiram de seu horizonte, devido à vantagem construída nas primeiras voltas, que eram de pneus intermediários em virtude da chuva que caiu momentos antes da corrida, deixando-a molhada. Massa perdeu a posição na largada para Button, porém a recuperou ainda na primeira volta, enquanto que Hamilton saia do décimo lugar para o quinto, pois também ultrapassara Button.
A pista então começou a secar gradativamente, com os pitstops para troca para pneus slicks começando a partir da décima volta. O pioneiro foi Schumacher, motivado por um toque em Kobayashi, que lhe renderia mais tarde uma punição de 10s em “stop and go”. Porém enquanto estava na pista, era notório seu rendimento ser superior aos demais, o que motivou a primeira série de troca de pneus.
Button, Webber, Alonso, Hamilton, Vettel e Massa trocaram entre a 12ª e 15ª volta, com Webber diminuindo a diferença que estava na casa dos 7s para pouco mais de 1s, por ter entrado duas voltas antes que seu companheiro de equipe. Neste primeiro stint, as McLarens rendiam melhor que as Ferraris, com Hamilton e Button ultrapassando Alonso e Massa respectivamente.
Hamilton era o mais rápido da pista, com Alonso lhe acompanhando, buscando preservar seus pneus para que quando os de Hamilton estivessem desgastados, pudesse dar o bote como fora na volta 24, quando o espanhol usou o DRS para ultrapassar Hamilton e assumir o terceiro lugar.
Hamilton inaugurou a segunda série de paradas na volta 25, com Webber, Button, Massa, Vettel e Alonso indo logo depois. Foi nesse momento em que decidiu-se a corrida, com a equipe Red Bull vacilando tanto na parada de Webber quanto na de Vettel, demorando demasiadamente em ambas para colocar os carros de volta à pista, e com Alonso assumindo a ponta, seguido de Hamilton.
Vettel começou a pressionar Hamilton na disputa pelo segundo lugar, enquanto isso Alonso abria na ponta, chegando a ter 10s de vantagem para o segundo colocado. Começaram então a terceira série de paradas, com Vettel ganhando a posição de Hamilton no trabalho de pit. O erro da vez foi da McLaren, que não conseguiu encaixar a porca de sustentação do pneu dianteiro de Button, obrigando-o a abandonar a prova.
Naquela altura, a vitória de Alonso estava consolidada pela vantagem, enquanto a briga ficava entre Hamilton e Webber pelo terceiro lugar. O inglês da McLaren recebeu um aviso da equipe para economizar combustível, o que o levou a girar mais lento, sendo facilmente ultrapassado por Webber, e tendo uma vantagem de 10s para Massa reduzida a pó. Massa tentou ultrapassar Hamilton na última volta, com os dois chegando a se chocar na última curva, e com Hamilton levando a melhor. Última volta que também teve uma briga entre as Red Bulls, com Webber encostando em Vettel, porém sem conseguir a ultrapassagem. Enquanto isso, Alonso ganhava com tranquilidade a sua primeira corrida na temporada.
Vitória que põe a Ferrari na briga por vitórias, depois da polemica restrição da FIA aos difusores soprados. Porém as Red Bulls seguem melhores, não mais com tanta vantagem, porém ainda com traços de superioridade, onde um detalhe poderá fazê-la derrotada em um GP, como foi hoje.
A classificação do campeonato fica com Vettel líder com 204 pontos, seguido por Webber com 124 e Alonso com 112. Massa está fora dessa briga, por ter apenas 52 pontos, chegando quase sempre na última posição entre as três grandes equipes, que lutam por alguma coisa. Em Silverstone, Massa geralmente aparecia quando os pilotos tentavam lhe ultrapassar. As Williams também não fizeram uma boa corrida, com Barrichello e Maldonado terminando em 13º e 14º colocados respectivamente. Schumacher, mesmo com a punição, ainda terminou na zona de pontuação.
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