Neste fim de semana, a categoria desemboca em seu berço, a Inglaterra, mais precisamente no circuito de Silverstone. A historia da categoria se confunde com a do circuito, membro da velha guarda juntamente com Mônaco, Monza e Spa-francorchamps.
Com 5.891m, separado por 18 curvas, Silverstone representará o GP da Inglaterra pela 45ª vez dos 62 Grandes Prêmios realizados no país. É um circuito modificado, estreando a sua oitava configuração diferente, com a troca do lugar dos boxes, que não havia ficado pronta no ano anterior, onde houve uma grande mudança no circuito, com a introdução do complexo de curva chamado Arena. Mesmo com as modificações, o circuito continua veloz, com retas e curvas de alta misturado com curvas mistas e de baixa.
Os maiores vencedores do GP são Jim Clark e Alain Prost, com cinco conquistas cada, enquanto que a prova de 2010 foi vencida por Mark Webber, com Hamilton em segundo e Nico Rosberg compondo o pódio. Vettel teve um pneu traseiro furado por Hamilton na primeira volta, terminando apenas em sétimo. Assim como em 2010, a corrida será disputada em 52 voltas, com o novo recorde pertencendo à Vettel, com o tempo de 1min29s615.
Na nona etapa, a novidade será o banimento do difusor soprado, um mecanismo que visa manter o equilíbrio do carro equacionando os gases do escapamento do motor via difusor, proporcionando um maior downforce, e que na pratica gera uma maior velocidade na saída das curvas. O recurso é tido como o grande trunfo da equipe RBR, que o utilizaria de forma otimizada, ganhando desta forma vantagem sobre as demais equipes, que também o aproveitam, porém não da mesma forma.
A utilização da Asa traseira Flexivel (DRS) ficará restrita a apenas um setor da pista, com a ativação possível após o complexo de curvas “The Loop”, passando pela Aintree e uma grande reta, até a curva Brooklands. A medida tirou a possibilidade de utilização do dispositivo da nova e também da antiga reta dos boxes, pois visa que os carros cheguem colados a este setor, de modo que haja muitas ultrapassagens.
Curtinhas da Categoria
Difusor soprado divide opiniões
O banimento do difusor soprado deu o que falar entre as equipes, pois no fim das contas todas acabaram atingidas. O choro dependeu da intensidade em que esta proibição atingiu as escuderias, com a RBR liderando o discurso contra a medida, ganhando o apoio da Force India. Já a Ferrari, Mercedes e Lotus Renault mais elogiaram a atitude da FIA do que lamentaram, com a primeira sendo considerada a líder da revolta contra o uso do dispositivo, utilizando seu poder politico para bani-lo em meio ao campeonato.
Willians retoma parceria com a Renault...
A escuderia de Frank Williams anunciou oficialmente o retorno da Renault como fornecedora de motores já para 2012. A marca de propulsores esteve no período mais vitorioso da equipe, entre 1989 e 1997, quando Mansel (1992), Alain Prost (1993), Damil Hill (1996) e Jacques Villeneuve (1997) sagraram-se campeões.
...Já a Lotus Renault vai para a Cosworth
Como a Renault deseja fornecer motores apenas para três escuderias, acabou sobrando para a Lotus Renault (preta e dourada), que era até o ano passado a escuderia de fabrica da montadora. Desta forma, a escuderia perderá o Renault do nome, passando a utilizar motores Cosworth. Team Lotus (amarela e verde) e a Red Bull, são as outras duas equipes que continuarão utilizando os propulsores na próxima temporada.
Categoria de volta à Africa do Sul?
O gerente comercial da categoria, Bernie Ecclestone, revelou a forte possibilidade da volta da categoria para a África do Sul, por onde não realiza uma etapa desde 1993, ano da 23ª e última etapa no país. A proposta é que seja realizada uma corrida de rua na cidade do Cabo. Estados Unidos e Rússia também estão em negociações avançadas para a realização de GPs nos respectivos países.
Motores para 2014 definidos
A FIA detalhou tecnicamente os novos motores da categoria, com utilização prevista para 2014. Os propulsores terão um aumento de quatro para seis cilindros, com um aumento de giros de 12mil para 15mil RPM, utilizando a tecnologia turbo comprimida em 1,6 litros. Na teoria é um aumento da potência dos motores, que só terá contornos práticos se os engenheiros conseguirem diminuir a fricção e ganhar eficiência. Outra dificuldade para as montadoras será construir um propulsor com durabilidade, já que terão que durar 4mil Kms.
Cronograma (Horário de Brasilia)
Treino Livre 3:06h
Treino Oficial: 09h
Corrida: 09h
Mais tarde, informações sobre os treinos livres.
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