A edição 2010/11 da Premier League, que premiou o Manchester United com o seu 19ª titulo, também foi um sucesso comercial. Somente a TV pagou mais de 950 milhões de euros em direitos de transmissão, deixando a liga próxima de ser bilionária.
Segundo o Futebol Finance, ao todo foram 952,750mi de euros, divididos entre os clubes, seguindo um critério técnico, que avalia a audiência e a performance para uma distribuição ponderada de 50%, enquanto a outra metade é dividida harmonicamente aos clubes, assim como também é divida a arrecadação dos direitos internacionais.
Na pratica, houve um ganho médio de 15,5% entre os clubes, com o Manchester United, campeão, terminando a temporada com 60,4 milhões de euros somente da TV, enquanto o West Ham, 20º colocado e que fora rebaixado para a Championship (2ª divisão), terminou com 40,2 milhões.
O Blog fez um comparativo com os dados da temporada anterior, também divulgados pelo Futebol Finance e que fora anteriormente utilizado como estudo para os direitos de transmissão Europa afora.
No primeiro, colocou-se o quanto o valor arrecadado pelo maior e pelo menor clube significa em relação ao total. Se todos os clubes recebessem igualmente, cada um ficaria responsável por 5% do montante, já que são 20 clubes. Porém nem o autor do blog acha justa uma divisão igualitária, de forma que as equipes mais bem colocadas e as que têm maior história e torcida ganhem um pouco mais, desde que não haja distorções significativas.
Comparando com temporada passada, o Manchester aumentou a sua porcentagem sobre o bolo de 5,8 para 6,3%, enquanto o 20º colocado (2009/10 foi o Middlesbrough e em 2010/11 foi o West Ham) também aumentou a sua porcentagem de 3,9 para 4,2%, o que pode se constatar, que o ganho das equipes do meio da tabela sofreu uma queda em relação à temporada passada.
Outro aspecto que corrobora o item anterior é a evolução da arrecadação dos clubes em relação à média. Como houve uma realocação das transmissões da TV devido ao crescimento do Manchester City, que compôs um “big five”, o que levou a diminuir o ganho dos times de meio de tabela, como pode ser visto com o 10º colocado, que ganhou nesta temporada menos que o valor médio de arrecadação.
A Premier League mostra que com uma divisão racional de receita da TV entre os clubes, é possível montar um campeonato forte, porém sem inferioridade dos seus clubes perante as outra nações, visto que estes podem arrecadar valores através de outros meios. Prova disso é o vice-campeonato do Manchester na UEFA Champions League.
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