segunda-feira, 20 de junho de 2011

Novos recordes e surgimento de um protagonista

A quinta rodada do Brasileirão confirmou o surgimento do protagonista desta edição: o São Paulo. Já são 5 vitórias, estabelecendo o novo recorde inicial da era dos pontos corridos. A rodada reservou o primeiro 0x0 do campeonato, enquanto já vitimou o primeiro treinador: Cuca.

Foram 20 gols em 9 jogos, baixando sensivelmente a média, que na rodada passada era superior a 3 gols, e nesta ficou parcialmente em 2,2. O tricolor paulista somou a sua quinta vitória consecutiva ao bater o Ceará em Fortaleza por 2x0, gols de Marlos e Lucas, consolidando-se na liderança do campeonato, abrindo vantagem de quatro pontos para o segundo colocado, o Palmeiras.

Já o Palmeiras foi responsável por 25% dos gols da rodada ao aplicar 5x0 no lanterna Avaí, com dois de Luan, dois de Kléber, sendo um deles um golaço, e o outro com a contribuição de George Lucas marcando contra. Felipão ganha um alívio no quente clima que virou o vestiário do Palestra, após atritos com os jogadores Wellington Paulista e Tinga, sem ganhar o respaldo necessário da diretoria.

Gols que faltaram no Engenhão, onde se defrontaram Flamengo e Botafogo no clássico carioca que determinou o primeiro jogo sem gols desta edição do Campeonato Brasileiro. Jogo de poucas chances, pouca inspiração e marcado pela expulsão de Botinelli, que levou o segundo cartão amarelo e, por consequência, o vermelho ao simular um pênalti aos 23 minutos da primeira etapa. Empate que emperra o Flamengo na tabela, rei dos empates, que somou seu quarto em cinco jogos, enquanto o Botafogo perdeu a oportunidade de subir na tabela.

A rodada ainda decretou a primeira demissão de treinador, que foi a de Cuca pelo Cruzeiro, que não resistiu ao empate em 1x1 diante do América-MG e ao quinto jogo sem vitória, dando lugar à Joel Santana, agilmente contratado pela diretoria mineira. O Cruzeiro segue na zona do rebaixamento, assim como o Ceará, Avaí e o Atlético Paranaense, que foi derrotado pelo Figueirense por 2x0 em Florianópolis. A equipe catarinense é juntamente com o Atlético Goianiense, que nesta rodada empatou em 2x2 com o Atlético MG, como as gratas surpresas deste início de competição, ostentando o quarto e oitavo lugar respectivamente.

Já a dupla Gre-nal segue mal na competição, com o Internacional empatando em 1x1 com o Coritiba, cedendo a vitória após sair na frente em Curitiba, enquanto o Grêmio, que jogava em casa contra o Vasco, perdeu um pênalti quando o jogo estava em 0x0, levando um gol sem querer de Bernardo na segunda etapa, porém buscando o empate com Roberson. Ambos seguem no meio da tabela, porém a soma da pontuação da dupla é menor que a do São Paulo, que é um clube modelo para quem está ambicionando título ou Libertadores.

A rodada ainda não terminou, pois será completada no longínquo 10/08, quando Santos e Corinthians se enfrentam. Até lá, haverá uma discrepância de jogos entre os times, que tentarão a todo o custo evitar uma vantagem ainda maior do São Paulo, o grande bicho-papão deste inicio de Brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário