domingo, 19 de junho de 2011

Histórico São Paulo mostra grupo e empilha vitórias

Neste domingo, o São Paulo aprontou mais uma das suas, entrando para a história dos pontos corridos como a primeira equipe que venceu os cinco primeiros jogos. A vitima da vez foi o Ceará, em Fortaleza, em uma vitória maiúscula que mostrou a qualidade do grupo tricolor.

Sem Dagoberto, que se juntou aos colegas de Departamento Médico Luís Fabiano, Ilsinho, Rhodolfo, Miranda e Fernandinho, obrigou o técnico Carpegiani escalar uma equipe jovem, formada basicamente por jogadores formados na base. Da formação inicial, apenas Xandão, Rodrigo Souto e Marlos não foram formados na base tricolor, o que mostra a nova fase de planejamento da equipe, que apostou em medalhões nas ultimas temporadas, não obtendo o resultado esperado.

Em campo, o treinador utilizou o meio-campo em linha em um esquema 4-4-2, e levou uma esperada pressão inicial do Ceará, que ciscava, concluía pouco, e mesmo assim dava trabalho a Rogério Ceni. Teve um pênalti cometido por Xandão em Osvaldo aos 19, que o mesmo fez questão de cobrar, contrariando o treinador Vagner Mancini que queria Iarley, porém decepcionando ao ver Rogério Ceni defender a sua cobrança no canto esquerdo.

O gol perdido trouxe um peso emocional no Ceará, que viu o São Paulo começar a colocar a bola no chão e controlar a posse de bola. Aos 35, sairia o gol tricolor com Marlos em jogada individual pela esquerda, ganhando da defesa cearense e invadindo com facilidade a área para finalizar no canto direito de Fernando Henrique.

O Ceará iria se recuperar do baque somente na segunda etapa, com uma nova pressão inicial e exigindo grandes defesas de Ceni. Tamanha pressão, que obrigou Carpegiani a tirar Marlos para colocar Bruno Uvni e retrancar ainda mais o tricolor, deixando a responsabilidade ao goleiro multicampeao Rogério Ceni. O goleiro mostrou mais uma vez porque tem um histórico vencedor, fechando o gol em conclusões de Osvaldo, Vicente e Diguinho, e quando a bola passou, contou com a sorte de bater na trave em uma conclusão de Osvaldo aos 34.

Com Ceni segurando lá atrás, a tarefa ficou tranquila para o tricolor, que ainda puxou um rápido contra-ataque com Casemiro, que tocou em direção a Henrique, porém a bola passou pelo atacante e sobrou para Lucas entrar em velocidade área dentro, driblando o goleiro Fernando Henrique e marcando um lindo gol, que serviu como golpe de misericórdia no Ceará. Ainda teve tempo para Jean acertar a trave, e quase transformando a emblemática vitória em goleada.

Já são 15 pontos em 15 disputados, com 4 de diferença para o segundo colocado, o Palmeiras. O São Paulo começa a disparar na liderança do Brasileiro, mostrando que tem opções de grupo e fazendo história no campeonato. A equipe com média de idade baixa e formada por pratas da casa encaixou, derrotando todos os adversários que vêm pela frente, e encaminhando-se para a conquista do heptacampeonato.

Campeonato só no início? Sim, porém já são necessárias duas derrotas consecutivas para perder a liderança e três para sair do G4, onde todas as equipes teriam que vencer seus confrontos. É uma vantagem e tanto, e o histórico do campeonato prova que pode ser definitiva para grandes ambições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário