quinta-feira, 26 de maio de 2011

Santos vence com um 1x0 típico de Muricy

O Santos fez o dever de casa contra o Cerro Porteño no Pacaembu, vencendo o adversário por um simples e eficaz 1x0, graças mais uma vez a habilidade fenomenal de Neymar, que se não marcou o gol, fez toda a jogada para que Edu Dracena confirmasse a vitória.

Com Muricy, este placar magro é normal, visto que é talvez o placar mais comum em sua recente carreira de Internacional, São Paulo, Palmeiras, Fluminense e Santos. O treinador prima por uma defesa sólida, e por preferir explorar os contra-ataques, acaba se contentando com placares magros, geralmente sem levar gols.

Aí esta o segredo de Muricy, um técnico que costuma jogar com o regulamento debaixo do braço e que perde pouco. As poucas derrotas, lhe deram 4 campeonatos brasileiros nos últimos 5 anos, quando fez de São Paulo e Fluminense times “chatos”, que eram eficazes por vencerem seus jogos por 1x0, 2x1, etc.

Porém o treinador foi injustiçado na Libertadores, eliminado justamente pelo regulamento em suas passagens, conquistando um vice-campeonato em 2006. Foi ai que o rotularam como pé frio em mata-matas, o que é uma meia verdade, já que conquistou títulos estaduais neste formato, sendo o mais recente com o Paulistão 2011 com o Santos.

Nesta edição da Libertadores, foram 3 vitórias por 1x0 na fase de mata-mata, mais dois empates em 0x0 e 1x1. Neste mais recente 1x0, o Santos poderia ter tido um resultado melhor se não houvesse tantos erros de finalização. Neymar serviu em pelo menos três oportunidades para arremate, com apenas uma originando gol.

1x0 é pouco? Eu não acho, basta ver o histórico de Muricy. Se fosse uma outra equipe com outro treinador, diria que poderia ser, visto que este placar magro traz a segurança necessária para que se faça um gol fora de casa, o adversário tenha que marcar 3. Como levar três gols praticamente nunca ocorre com Muricy, vejo que a classificação santista esta bem encaminhada, bastando não perder pelo escore mínimo, que levaria a decisão para os pênaltis, onde o Santos tem melhores cobradores, porém a catimba e o emocional poderiam pesar contra os brasileiros.

Nesta quinta-feira, é dia da outra decisão entre Peñarol e Vélez. A final se encaminha para um Vélez x Santos, o que seria maravilhoso para o torneio, pois reuniria as duas melhores equipes da competição em um confronto Brasil x Argentina, onde “los hermanos” levaram a vantagem na última década, com duas vitórias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário