quinta-feira, 26 de maio de 2011

Formula 1 reencontra Mônaco, seu templo

Neste fim de semana, a Formula 1 reencontra-se com a sua história na 57ª edição do GP de Mônaco na F1. A corrida realizada no principado é a mais nobre da categoria, colocando à tona todo o glamour que cerca a Formula 1.



Com 3.340 metros espalhados por 18 curvas, o GP é o que apresenta a menor média de velocidade da categoria. Devido a isso, a corrida tem pouco mais de 260 km em 78 voltas, abrindo uma exceção à regra de 300 km + 1 volta que é utilizada nos demais circuitos.

O brasileiro Ayrton Senna é o maior vencedor, com seis conquistas (1987, 1989, 1990, 1991, 1992, 1993), com Michael Schumacher podendo alcança-lo neste ano, visto que tem cinco conquistas. No último ano, a vitória ficou com Mark Webber, que liderou de ponta-a-ponta, com Vettel em segundo e Kubica em terceiro.

Para este GP, a expectativa fica por conta da utilização da asa traseira flexível (DRS) nos treinos e no GP, além do consumo de pneus, já que a estratégia nos pits deverá ser crucial para se definir o vencedor.

Curtinhas do principado

DRS controlado
As famosas asas traseiras flexíveis terão o uso controlado pela primeira vez na categoria durante os treinos. Por motivos de segurança, a FIA atendeu a reivindicação dos pilotos e proibiu a utilização do dispositivo no túnel, como forma de evitar um grave acidente no setor.

Problemas de ultima hora
Na noite de terça-feira, um caminhão acabou prendendo fogo próximo à curva St-Devote, danificando parte do asfalto. Felizmente houve tempo hábil para que houvesse o reparo para os treinos livres de quinta-feira.

Pneus: sempre eles
A grande dúvida seguida de preocupação recai novamente sobre os pneus macios da Pirelli, que neste GP serão supermacios, devido ao traçado de rua do principado. Será a primeira vez na temporada que este tipo de composto será utilizado, restando saber sua durabilidade, o que acaba arrepiando os cabelos de engenheiros e pilotos.

Tampas de Esgoto seguras
Para evitar um acidente como o de Rubens Barrichello em 2010, originado em função de uma tampa de bueiro semiaberta, a FIA acabou bloqueando todas as tampas de esgoto, de forma que seja improvável um novo acidente motivado por este problema.

Treinos Livres

Como é praxe em Mônaco, os primeiros treinos livres que são normalmente às sextas-feiras são realizados na quinta-feira. No primeiro treino, Vettel conseguiu bater no fim a volta de Alonso ficando com o primeiro tempo, 0,113s mais rápido que o espanhol. Massa ficou com o quarto tempo, enquanto a dupla da Mclaren Hamilton e Button garantiram o 5º e 6º lugares respectivamente.

Já no segundo treino, Alonso deu o troco ficando com o melhor tempo do dia, com 1min15s123, enquanto Vettel foi o quinto com meio segundo atrás do espanhol. A dupla da Mclaren foi segundo com Hamilton e quarto com Button, enquanto Massa terminou em sexto.

Os primeiros treinos livres são mais para testar novos componentes no carro e prepara-los para a corrida de domingo, não servindo de referencia em relação ao treino oficial, onde em Mônaco é o grande responsável pela história do GP, pois é um circuito de improvável ultrapassagem.

A previsão é de tempo bom para todo o fim de semana, com o treino oficial e a corrida marcada para às 9h, no sábado e domingo respectivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário