Assim como o Inter, o Grêmio também fracassou no seu projeto de temporada, que privilegiava um titulo da Libertadores. A frustração do torcedor gremista só será amenizada com uma grande campanha no campeonato nacional, enquanto que um titulo gaúcho servirá só como alento para o torcedor gremista, como forma de manter o clima de rivalidade com o Internacional.
Porém para que o Grêmio faça uma grande campanha no brasileirão, alguns fatores precisam ser contornados. O primeiro é o grupo, que se mostrou pouco qualificado e ineficiente. Renato Gaucho mal tem um completo time titular, quanto mais um grupo que possibilite opções de reposição.
Para complicar a falta de reposição, a estratégia gremista de utilizar intermitentemente os titulares nos jogos da Libertadores e do Gauchão, acabaram “estourando” jogadores importantes, como Gabriel , Lúcio e André Lima e Victor. Para complicar, outros jogadores de grupo também ficaram inativos, complicando completamente o roll de opções de Renato Gaúcho.
A direção perdeu muito tempo tentando contratar Ronaldinho, e acabou se esquecendo das deficiências do grupo notadas desde a temporada passada, apesar da melhor campanha do segundo turno do Campeonato Brasileiro. Para piorar, perdeu Jonas, seu atacante mais eficiente, não repondo à altura.
Vieram Vinicius Pacheco, Lins, André Lima, Carlos Alberto, Gilson, Vilson, Rodolfo e Escudero. Destes, apenas André Lima deu resposta positiva, conquistando a titularidade e só saindo por lesão. Rodolfo é titular, mostrando ser o melhor zagueiro, porém não inspira confiança.
Já Carlos Alberto não mostrou a que veio, e seus problemas extracampo terminaram com a sua passagem no Olímpico. Os demais jogadores entram periodicamente, porém sem se firmarem na titularidade. Faltam uns 5 a 6 reforços de qualidade, sendo um lateral esquerdo, um zagueiro, um ou dois meias e dois atacantes.
É muito pouco para quem ambiciona sair da fila de 10 anos de títulos importantes. Um eventual titulo de campeonato gaúcho não poderá maquiar os problemas gremistas, que precisa reforçar o grupo para ter um grande Campeonato Brasileiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário