O Istanbul Park viu no treino oficial deste sábado mais uma pole de Sebastian Vettel, a quarta no ano e a 19ª na carreira. Nem as atualizações das equipes na primeira etapa europeia, diminuíram a diferença para a RBR, que continua avassaladora em treinos oficiais.
Afinal qual o segredo da RBR?
As equipes tentam descobrir, porém nenhuma conclusão definitiva a respeito do coelho da cartola que o engenheiro da escuderia tirou para tamanho desempenho no treino oficial. Adrian Newey parece ter descoberto o seu mapa da mina, uma forma aerodinâmica somada a alguns componentes extras que aumentam consideravelmente o desempenho do carro num todo, que mesmo não utilizando o KERS devidamente, deixa a RBR anos-luz de distancia nos treinos, porém nem tão distante nas corridas.
Na Turquia, a folga foi tão grande, que Vettel utilizou apenas um composto macio em todo o treino, mais precisamente no Q3, guardando dois compostos novinhos em folha para a corrida. Webber e Hamilton também usaram a estratégia, que se mostrou correta na China, onde Webber acabou voando nas voltas finais e Hamilton ganhou a corrida por ter um composto macio não utilizado nos treinos. Com a queda abrupta dos compostos Pirelli durante a prova, as equipes acabaram achando as artimanhas para conseguir uma melhor estratégia, abrindo mão de posições no treino oficial para ter um stint de corrida maior devido à utilização de compostos novos em folha.
Esse novo mecanismo acabará sacrificando os treinos, que deverão ser a partir de agora sem grande emoção. Quem se lembra dos carros economizando combustível até duas temporadas atrás no Q3? Pois é, se a FIA privar pelo espetáculo, deverá liberar mais compostos para que as equipes acabem treinando devidamente e efetuando uma boa corrida. Um exemplo é o final de semana todo em chuva, e as equipes não teriam pneus para pista molhada durante todo o fim de semana, sacrificando os treinos.
Em relação ao treino de hoje, destaque para as Mercedes, que parecem ter superado definitivamente a Ferrari e agora estão lutando com a McLaren. Rosberg foi o primeiro mortal, andando 1,1s mais rápido que seu companheiro Schumacher e largando em terceiro. Entre eles, Hamilton, Alonso, Button e Petrov. Felipe Massa acabou gastando um composto macio no Q1, e foi penalizado pela má estratégia da Ferrari no Q3, que lhe colocou na pista com tempo insuficiente para abrir uma volta rápida, largando no 10º lugar.
Barrichello andou mais que o carro, e por pouco não conseguiu um lugar no Q3. Pouco mesmo, pois já no final do treino, Heifeld fez um tempo suficiente para lhe tirar do 10º lugar, caindo para o 11º, sua posição de largada. Não deveremos esperar uma boa corrida da equipe, que esta rivalizando com a Force India, Sauber e Toro Rosso em desempenho.
Resta saber como estará a condição da pista amanha em Istambul. A meteorologia marca pista molhada, o que poderá mudar as estratégias e trazer maior emoção no meio do grid. Vettel com ou sem chuva, é favorito para faturar mais uma vitória amanha, só saindo derrotado se errar, a equipe lhe penalizar com uma estratégia ou se o seu RBR quebrar, fato que não vem ocorrendo nesta temporada. Até Webber, seu companheiro de equipe, assim como as McLarens e Mercedes são franco atiradores.
A largada será amanha às 9h (Horário de Brasília)
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