domingo, 8 de maio de 2011

Hino alemão/austríaco pela terceira vez no ano

Se ontem no treino oficial, exaltei a rotineira senda de poles de Vettel e sua RBR, na corrida não foi diferente, com o piloto alemão vencendo de ponta-a-ponta, sem grandes incômodos nem erros Webber, que perdeu a segunda posição na largada para Rosberg e depois na pista para Alonso, conseguiu se recuperar e confirmou a dobradinha da melhor equipe da F1.

A pista de Istambul consumiu bastantes pneus, o que obrigou as equipes a optarem pela estratégia de quatro paradas. Dos ponteiros, o único que arriscou fazer apenas três paradas foi Button, que acabou se dando mal e perdendo posições para Hamilton e Rosberg, quando seus pneus já estavam muito desgastados.

As paradas para troca de pneus ficaram marcadas pelos erros da equipe Ferrari no carro de Felipe Massa, além da McLaren e Mercedes demorar em pelo menos um pitstop de Rosberg e Hamilton, que mesmo assim terminaram em quarto e quinto repectivamente. A Ferrari errou em pelo menos três pitstops de Massa, sendo um deles quase 10s, o que determinou a queda do piloto na classificação final, terminando a corrida em 11º. A RBR tem sido um reloginho neste quesito, com paradas entre 3 e 4s, o que gera um ganho de 5s ou mais apenas pela agilidade nas trocas.

Há de se destacar a grande corrida de Fernando Alonso. O piloto utilizou a estratégia de quatro paradas e contou com a camaradagem da Ferrari, que não lhe jogou tempo fora nos boxes. Na pista, chegou a ultrapassar Webber na volta 30 e estar no segundo lugar, porém acabou perdendo a posição para o australiano no último stint de pneus, por estar com os pneus mais desgastados em função de ter parado primeiro. Porém o pódio ficou de bom tamanho para a Ferrari, já que é o primeiro na temporada.

No mais, a Turquia reservou muitas ultrapassagens e trocas de posições entre o pelotão intermediário. A combinação asa/KERS/pneus Pirelli funcionou e tivemos na media de uma ultrapassagem na pista por volta. Houve muitas disputas, com toques, porém apenas um abandono, além de Glock não ter iniciado a corrida por problemas em seu carro. Como destaques, as brigas internas entre Hamilton e Button, e os duelos entre Schumacher e Barrichello, além do chega pra lá de Massa em Schumacher.

Na quarta corrida, o campeonato já encaminha seu campeão, ou melhor, bicampeão. Sebastian Vettel só não venceu na China por um erro de estratégia da Red Bull, e mesmo assim, abre 34 pontos de vantagem para Hamilton, que é o segundo colocado no mundial de pilotos. A tendência é a confirmação do titulo ainda na fase europeia, já que as outras equipes pouco tem a fazer, tamanha superioridade da RBR que ainda conta com o melhor piloto da atualidade, que com 23 anos, já soma 19 poles e 13 vitórias na categoria.

A categoria reúne-se em Barcelona daqui a 15 dias.

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