Depois de uma breve pausa de três semanas, a F1 entra para a sua quarta etapa com o GP da Turquia, no início da temporada europeia da categoria.
O Istanbul Racing Circuit está localizado nas imediações da cidade de Istanbul e sedia a categoria máxima do automobilismo desde 2005. Possui 14 curvas, distribuídas em seus 5,34 kms de extensão, proporcionando um GP com 58 voltas. Foi projetado pelo arquiteto alemão Hermann Tilke, e tem como principal característica a curva 8, apelidada como Diabólica, em função de se assemelhar com a curva parabólica de Monza.
Felipe Massa é o maior vencedor, com três vitórias. Räikkönen, Button e Hamilton também venceram. Na corrida passada, Hamilton ganhou a vitória de presente depois que os pilotos da RBR se acidentaram, quando Vettel tentou passar Webber à força na reta oposta. O australiano conseguiria voltar à pista, terminando em terceiro, com Jenson Button completando o pódio.
A curiosidade a respeito da Turquia é em relação à recuperação das escuderias que não tiveram um bom desempenho neste início. Como é a primeira corrida da temporada na Europa, as escuderias costumam colocar atualizações aerodinâmicas mais contundentes nos carros, além de corrigir eventuais defeitos. Entra neste caso a Ferrari e principalmente a Williams. As duas sofrem de um carro mal nascido, que se não houver uma resposta rápida, deverá levar para o ralo toda a temporada das escuderias.
News turcas
A utilização da asa móvel (DRS) foi delimitada para a reta oposta, com a ativação liberada para pouco antes da curva 11, que dá inicio à reta. O serviço de meteorologia marca chuva para o domingo, assim como fora nesta sexta feira onde choveu pela manha. No sábado, a classificação deverá ser disputada sob pista seca. Apesar da temperatura não ser tão alta, o desgaste dos pneus deverá ser grande, projetando várias paradas de boxe.
Nos treinos livres desta sexta-feira, Jenson Button da McLaren foi o mais rápido do dia, com um tempo de 1min26s456 na segunda sessão, que teve pista seca. Rosberg e Hamilton vêm logo atrás, marcando o mesmo tempo de 1min26s521, seguido de Schumacher. As RBR’s apareceram apenas em quinto com Webber, enquanto Vettel não treinou no segundo treino devido à batida da primeira sessão, que acabou danificando seu RBR.
Já o primeiro treino foi com pista molhada, com Alonso dominando a sessão com o tempo de 1min38s670, 1,4s mais rápido que Nico Rosberg. Porém ainda é cedo para mensurar possíveis melhorias das escuderias, visto que o primeiro dia é para testar componentes e preparar o carro para a corrida. Na terceira sessão de treinos livres, no sábado, é que teremos alguma noção, porém prevejo a RBR superior, com a McLaren em sua cola.
A corrida está marcada para às 9h de domingo (Horário de Brasília)
Nenhum comentário:
Postar um comentário