Neste fim de semana será disputada a quinta etapa do Mundial 2011 da Formula 1, no circuito de Montmeló la Catalunha. O palco, que é sede de grande parte dos testes de pré-temporada, serve para que as equipes coloquem suas atualizações aerodinâmicas mais contundentes, de forma que possam aperfeiçoar seus pacotes aerodinâmicos e componentes do carro ou melhorá-los, no caso das equipes que não começaram bem.
Com 16 curvas em seus 4.655m de extensão, o circuito oferece alternativas, principalmente devido à sua grande reta, onde o KERS e a asa traseira flexível deverão funcionar, protagonizando muitas ultrapassagens e brigas por posições. Está na F1 desde 1991, com 11 vencedores diferentes em suas 20 edições, sendo Michael Schumacher o recordista com 6 vitórias. No ano passado, vitória da RBR com Mark Webber, e o pódio sendo completado por Alonso e Vettel.
Para o fim de semana, são esperados nos treinos livres os testes dos novos componentes dos carros, visto que como não há período de testes, as equipes ficam sem poder testar na pratica as suas inovações, fazendo isso apenas nos treinos livres da sexta-feira. E as novidades não serão vistas apenas nos carros, como também nos pneus, já que a Pirelli levou um composto duro mais resistente, buscando diminuir o numero de pitstops na abrasiva pista, e proporcionar diferentes estratégias e alternativas para a corrida.
Curtas da Catalunha
Muda/Não Muda
A FIA chegou a anunciar já para a Catalunha a regulagem máxima do fluxo continuo de ar para os difusores em 10%, o que viria a diminuir drasticamente o desempenho aerodinâmico dos carros, que chegam a ter até 90% deste fluxo, no momento em que os pilotos não estão acelerando, proporcionando uma melhor estabilidade e rapidez do carro na retomada da aceleração. Porém como não há testes, e a configuração dos motores já foram pensadas na utilização deste recurso, fez com que a FIA desistisse de aplicar a ideia imediatamente.
Bahrein: a missão
Segue o impasse sobre a realização (ou não) do GP do Bahrein, que era para ter aberto a temporada, porém foi adiado devido a problemas internos no país e que pela insegurança causada, inviabilizaram a realização do GP. A proposta é empurrar o GP da Índia para o dia 4 de dezembro, enquanto o GP barenita seria no dia 27 de novembro, data original do GP indiano, que desta forma encerraria o calendário 2011. Porém ainda não se sabe se o Bahrein terá condições de sediar o evento, tendo até o dia 3 de junho para que as autoridades do país decidam pela realização ou não do GP.
Alonso eterno
A Ferrari confirmou nesta quinta-feira a renovação do contrato do piloto espanhol Fernando Alonso até 2016, projetando uma longa carreira para o piloto de 29 anos na escuderia, que deverá ser a sua última na carreira.
Pensando ($) em 2012...
Hora e outra sempre se tem noticias da guerra de egos entre a associação das equipes e Bernie Ecclestone.
Motivo: dinheiro. Ecclestone conseguiu transformar a categoria em uma fábrica de fazer dinheiro, e as equipes, que se consideram os protagonistas do espetáculo, querem aumentar a fatia dos lucros, que hoje está em 50% para os 70%. Como sempre, as equipes ameaçam deixar a F1 e fundar outra categoria, visto que o Pacto de Concórdia terminará no fim da próxima temporada, porém as encaro como um cão que late, mas não morde. Cada um deverá ceder um pouco, e assim a categoria continuará nestes moldes.
Nesta sexta-feira, a partir das 5 da manhã, começam os treinos livres, onde poderão ser vistas possíveis alterações de desempenho dos carros. Porém acredito que para a pole dê Vettel com certa vantagem, enquanto na corrida, as McLarens poderão tentar fazer frente às RBRs, porém a equipe dos energéticos ainda está na frente, apesar de não ter o melhor motor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário