Problemas de conexão em virtude de um forte temporal me fizeram retardar o post, mas antes tarde do que nunca. E não é que Vettel venceu de ponta-a-ponta na Austrália, confirmando a minha previsão de uma RBR forte, ou melhor, 50% dela, já que Mark Webber não acompanhou o desempenho de seu companheiro, terminando apenas no quinto lugar.
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No mais, a Austrália foi uma corrida razoável, com muitas brigas por posição e algumas ultrapassagens, motivadas pelo desgaste dos pneus, KERS e principalmente pela Asa traseira móvel. Porém este último recurso mostrou-se insuficiente nesta primeira etapa, pois imaginei que fosse mais eficiente e proporcionasse a ultrapassagem em uma ou no máximo duas voltas. Um exemplo disso foi Button, que com um carro com bem mais desempenho que Massa, tentava por dentro, por fora, com o auxilio da asa, porém foi passar depois de 12 voltas, e ainda cortando caminho, o que lhe rendeu uma punição e lhe prejudicou na prova, terminando em sexto lugar. Ainda não vou criticar o recurso, pois a reta de Melbourne não é das maiores do circo, então fica em sobreaviso.
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Os brasileiros não obtiveram um bom desempenho. Barrichello escapou na primeira curva, ao tentar se afastar de uma confusão, caindo para último. Recuperou-se, foi passando os adversários até tentar passar Roberg na briga pela oitava posição. Em uma manobra forçada de ultrapassagem, Barrichello acabou batendo em Rosberg, e além de rodar, teve que pagar uma punição. O brasileiro ainda teria problemas com o seu carro e abandonaria a prova. Já Massa teve uma boa largada, ganhando três posições e indo para o quinto lugar. Porém o desempenho do carro decaiu na medida em que o desgaste dos pneus se acentuava, obrigando-o a fazer três paradas e a terminar em sétimo. A equipe parece que ainda não se acertou com os pneus, pois se mostra inconstante durante a prova, tanto que massa fez a volta mais rápida da corrida,
Já as surpresas ficaram por conta da Renault e da Sauber. A primeira levou Vitaly Petrov ao pódio, um prêmio à constância do piloto, que soube economizar seus pneus e fez apenas duas paradas, assim como Vettel e Hamilton. Já a segunda escuderia conseguiu colocar os pilotos na zona de classificação com um sétimo e oitavo lugar, porém irregularidades na asa traseira a fizeram ser desclassificada da prova. Com isso, a Force India acabou herdando os pontos com Sutil e di Resta.
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Na frente, Vettel abriu um pouco nas primeiras voltas, porém Hamilton conseguia virar um tempo similar. O inglês acabou saindo da pista quando seus pneus já estavam desgastados, o que comprometeu o assoalho do carro, não conseguindo mais acompanhar Vettel. Já Webber nunca conseguiu acompanhar os dois, ficando pra trás principalmente após o segundo jogo de pneus. Em ritmo de prova, aparece a superioridade da RBR sobre as demais, apenas com Hamilton conseguindo acompanhar boa parte da prova na base do seu esforço de andar mais que o carro, que, diga-se de passagem, vem crescendo.
Agora fica a expectativa para daqui a duas semanas, na Malásia, se o domínio da RBR continuará tão acentuado no fim de semana, ou se as outras escuderias já conseguirão diminuir a diferença. Também fica a expectativa para a Asa móvel, para ver se ela proporcionará mais ultrapassagens, pois até agora, não se viu muita coisa diferente da temporada passada, onde as RBRs andavam na frente, e enquanto ultrapassar era um parto.
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