Problemas de conexão em virtude de um forte temporal me fizeram retardar o post, mas antes tarde do que nunca. E não é que Vettel venceu de ponta-a-ponta na Austrália, confirmando a minha previsão de uma RBR forte, ou melhor, 50% dela, já que Mark Webber não acompanhou o desempenho de seu companheiro, terminando apenas no quinto lugar.
No mais, a Austrália foi uma corrida razoável, com muitas brigas por posição e algumas ultrapassagens, motivadas pelo desgaste dos pneus, KERS e principalmente pela Asa traseira móvel. Porém este último recurso mostrou-se insuficiente nesta primeira etapa, pois imaginei que fosse mais eficiente e proporcionasse a ultrapassagem em uma ou no máximo duas voltas. Um exemplo disso foi Button, que com um carro com bem mais desempenho que Massa, tentava por dentro, por fora, com o auxilio da asa, porém foi passar depois de 12 voltas, e ainda cortando caminho, o que lhe rendeu uma punição e lhe prejudicou na prova, terminando em sexto lugar. Ainda não vou criticar o recurso, pois a reta de Melbourne não é das maiores do circo, então fica em sobreaviso.
Os brasileiros não obtiveram um bom desempenho. Barrichello escapou na primeira curva, ao tentar se afastar de uma confusão, caindo para último. Recuperou-se, foi passando os adversários até tentar passar Roberg na briga pela oitava posição. Em uma manobra forçada de ultrapassagem, Barrichello acabou batendo em Rosberg, e além de rodar, teve que pagar uma punição. O brasileiro ainda teria problemas com o seu carro e abandonaria a prova. Já Massa teve uma boa largada, ganhando três posições e indo para o quinto lugar. Porém o desempenho do carro decaiu na medida em que o desgaste dos pneus se acentuava, obrigando-o a fazer três paradas e a terminar em sétimo. A equipe parece que ainda não se acertou com os pneus, pois se mostra inconstante durante a prova, tanto que massa fez a volta mais rápida da corrida,
Já as surpresas ficaram por conta da Renault e da Sauber. A primeira levou Vitaly Petrov ao pódio, um prêmio à constância do piloto, que soube economizar seus pneus e fez apenas duas paradas, assim como Vettel e Hamilton. Já a segunda escuderia conseguiu colocar os pilotos na zona de classificação com um sétimo e oitavo lugar, porém irregularidades na asa traseira a fizeram ser desclassificada da prova. Com isso, a Force India acabou herdando os pontos com Sutil e di Resta.
Na frente, Vettel abriu um pouco nas primeiras voltas, porém Hamilton conseguia virar um tempo similar. O inglês acabou saindo da pista quando seus pneus já estavam desgastados, o que comprometeu o assoalho do carro, não conseguindo mais acompanhar Vettel. Já Webber nunca conseguiu acompanhar os dois, ficando pra trás principalmente após o segundo jogo de pneus. Em ritmo de prova, aparece a superioridade da RBR sobre as demais, apenas com Hamilton conseguindo acompanhar boa parte da prova na base do seu esforço de andar mais que o carro, que, diga-se de passagem, vem crescendo.
Agora fica a expectativa para daqui a duas semanas, na Malásia, se o domínio da RBR continuará tão acentuado no fim de semana, ou se as outras escuderias já conseguirão diminuir a diferença. Também fica a expectativa para a Asa móvel, para ver se ela proporcionará mais ultrapassagens, pois até agora, não se viu muita coisa diferente da temporada passada, onde as RBRs andavam na frente, e enquanto ultrapassar era um parto.
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