O treinador português José Mourinho conseguiu mais uma de suas façanhas hoje, ao classificar o Real Madrid para as quartas de finais da UEFA Champions League. Não que classificar a equipe fosse algo épico ao maior vencedor da liga, porém havia um tabu a ser batido depois de seis temporadas consecutivas de eliminações em oitavas de finais de Champions League. Mas o treinador fez questão de quebrar este tabu, assim como outros em sua brilhante carreira recente de Porto, Chelsea e Inter.
O Real Madrid não precisava efetivamente vencer o Lyon no Santiago Bernabéu. Um empate sem gols já bastaria, porém a equipe merengue foi pra cima logo de início. Nos quatro primeiros minutos, duas chances madrilenas para marcar com Marcelo e Özil. O Lyon conseguiu equilibrar a partida, até aventurando-se ao ataque. Não criou grandes chances, porém conseguiu neutralizar o poderio ofensivo do Real, que abusava na jogada pela esquerda com Cristiano Ronaldo, que não estava em suas melhores condições físicas.
A equipe francesa se empolgava em alguns momentos, cedendo espaços para o contra-ataque do Real Madrid, fazendo Özil e Di Maria aparecer mais e criar jogadas. E foi em uma rápida jogada pela esquerda em um tabelamento de Marcelo com Cristiano Ronaldo, que sairia o primeiro gol merengue. O lateral brasileiro recebeu do craque português, limpou dois defensores e chutou com força, com Lloris tocando mas não conseguindo evitar o gol. O goleiro francês evitou um placar mais dilatado pro Real Madrid, fazendo grandes defesas em chutes de Cristiano Ronaldo e Benzema.
Já no segundo tempo, o panorama do jogo não mudou, com o Real Madrid jogando melhor e desperdiçando chances. O 1x0 era traiçoeiro, pois bastava um empate para o Lyon levar o jogo à prorrogação. Porém o ataque madrileno voltou a funcionar aos 20 minutos, quando Marcelo lançou de seu campo Benzema, que surgiu em velocidade ganhando da defesa e desviando do goleiro Lloris para fazer o segundo gol. Dez minutos depois, foi a vez de Özil dar uma assistência sensacional em cabeçada de costas para Di Maria dar um toquinho por cima de Lloris marcando o terceiro gol merengue.
Um placar de 3x0 com um Real Madrid altamente superior ao Lyon, merecendo a classificação pela qualidade técnica e imposição perante o adversário nos 180 minutos. Mais uma façanha de Mourinho, que já tirou o Porto da fila em competições europeias com os títulos da Copa da UEFA em 2002/03 e da Champions League em 2003/04. Também tirou o Chelsea da fila de títulos com um bicampeonato da Premier League, sendo demitido antes de levar a equipe a um titulo inédito europeu, além de tirar a Inter de uma fila de 45 anos de títulos europeus.
O Real Madrid não chegava às quartas de finais desde 2003/04, quando eliminou o Bayern. Depois foi eliminado pela Juventus (2004/05), Arsenal (2005/06), Bayern (2006/07), Roma (2007/08), Liverpool (2008/09) e o próprio Lyon (2009/10). Agora falta tirar o Real Madrid de uma fila que já dura 9 temporadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário