Nesta última quarta-feira, começou em Abu Dhabi o Mundial de Clubes da FIFA, com a vitória do Al Wahda contra o Hekari United pelo placar de 3x0. Ao ponto de vista mundial, são duas equipes fracas, onde a equipe da casa teve qualidade para bater com facilidade a equipe sub amadora da Papua Nova Guiné.
Nesta sexta, entram em campo TP Mazembe do Congo contra o Pachuca do México, disputando uma vaga para a semifinal contra o Internacional de Porto Alegre. Na outra chave, o Al Wahda terá como adversário amanhã o Seongnan IC, cujo vencedor enfrentará a Internazionale no próximo dia 15. Porém será apenas nas semifinais que a competição esquentará, com o ingresso dos favoritos. Até então, poucos saberão que o Mundial está de fato ocorrendo, devido a baixa repercussão.
A FIFA mantém neste formato um campeonato democrático, com a participação de representantes das suas seis federações mais um representante local. Porém o campeonato como um todo fica muito fraco, pois há jogos eliminatórios e a decisão não sai entre europeus e sul-americanos. Das outras cinco equipes, e que agora são quatro, há meros coadjuvantes, onde apenas o Pachuca poderá fazer frente às Inter’s.
Talvez com o ingresso de mais um sul-americano e europeu, a competição ganhasse um maior interesse, além da mudança do formato para dois grupos de 4, onde os dois primeiros se classificariam para as semifinais e depois disputariam a final, assim como é a Copa das Confederações e como foi o próprio esboço de mundial em 2000, onde o Corinthians se sagrou vencedor.
O Fato de a competição ser tão democrática e fraca do ponto de vista técnico não a menospreza, pois possui as melhores equipes dos continentes competitivos e que fatalmente disputarão a final, assim como fora em todas as edições anteriores. Porém a FIFA poderia pensar em apimentar a competição, atraindo mais patrocinadores e transformando-a em um espetáculo, assim como a UEFA conseguiu com a Champions League.
A expectativa ficará para o dia 18, quando uma equipe faturará o título, e ao que tudo indica será um Inter.
Nenhum comentário:
Postar um comentário