sábado, 6 de novembro de 2010

Um mito chamado Hulkenberg

Tá certo, o título da coluna é apelativo, porém o jovem piloto alemão, que esta prestes a ficar a pé para a próxima temporada - devido à contratação de Pastor Maldonado para a escuderia Willams – mostrou toda a sua ousadia em Interlagos, cravando de forma histórica a sua primeira pole position com um tempo 1.049s mais rápido que o segundo colocado, seu compatriota Sebastian Vettel da RBR. O piloto alemão roubou a cena, mostrando que poderá ser o mais novo membro da turma de alemães voadores, que nas últimas temporadas enquadraram Schumacher e Vettel.

A previsão que marcava chuva para o sábado se confirmou, com o treino oficial iniciando com a pista bastante molhada e os pilotos alternando entre pneus de chuva e intermediários. No Q1 houveram algumas escapadas como de Alonso e Senna, porém sem nenhuma surpresa, com Sutil da decadente Force India ficando no caminho, juntamente com os seis pilotos das equipes novatas.

Já no Q2, já sem chuva e com a pista já com os trilhos, os tempos foram melhorando e o destaque negativo ficou por conta de Button, que não conseguiu alinhar sua McLaren entre os 10, largando em 11º. Massa teve mais sorte, conseguindo o décimo tempo em sua última tentativa. Já no Q3, a situação da pista permitiu a utilização de pneus para pista seca, porém com a ressalva de que se algum piloto saísse do trilho, sua volta e a classificação poderiam estar comprometidos.

Quem entendeu melhor esta mensagem foi Hulkenberg, que desde que colocou os pneus macios fez um temporal pra cima de todo mundo. O alemão colocou mais de um segundo em todos os competidores matemáticos do titulo, que exceto Button, ficaram entre segundo e quinto (Vettel, Webber, Hamilton e Alonso), além de ver seu companheiro Barrichello com o sexto tempo.

A Ferrari não se mostrou competitiva, com Massa e Alonso fazendo treinos discretos, enquanto as RBR’s mostravam suas forças habituais nos treinos livres. A previsão para a corrida de domingo às 14h (horário de Brasília) é de tempo seco. As RBR’s continuam favoritas para a corrida, porém com a Ferrari em condições de acompanhar devido ao seu desempenho em GPs. Resta saber se Alonso terá motor para acompanhar o ritmo de Vettel e Webber, pois o piloto está com a ingrata missão de revezar seus oito motores disponíveis para a temporada, sendo que muitos já estão inutilizados devido a problemas de superaquecimento do início da temporada.

Interlagos é uma pista fascinante e promessa de uma grande corrida para amanhã. Somente Alonso poderá ser campeão no Brasil, o que acredito que ainda não aconteça, com a decisão indo para Abu Dhabi daqui a uma semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário