Sempre quando começa a temporada de F1, aguardo com ansiedade por três corridas: Spa-Francorchamps, Monza e Interlagos. São circuitos da velha-guarda da categoria e que para a minha felicidade ainda não passaram pelas mãos do arquiteto Hermann Tilke, que tem desenhado os últimos circuitos tais como Malásia, Bahrain, China, Turquia, Abu Dhabi e Coreia do Sul, além de ter montado o traçado dos circuitos de rua de Valência e Cingapura.
Interlagos é um dos melhores circuitos do calendário, e quase sempre suas corridas são sinônimos de emoção. Neste ano, não houve brigas pela ponta, já que as RBRs dominaram a corrida, com Vettel assumindo a ponta na freada da primeira curva e com Webber tomando a segunda posição de Hülkenberg. Alonso também ganharia posição de Hamilton, e depois do próprio Niko, assumindo o terceiro lugar que lhe levaria ao pódio, porém sem condições de lutar com as RBR’s.
Nas paradas de pitstop, quem se deu melhor foi Jenson Button, que antecipou sua parada para colocar pneus duros e saiu da 11ª para a 5ª posição. Já os brasileiros tiveram problemas, com Barrichello perdendo tempo em função de um problema no pneu traseiro direito, enquanto Massa teve que fazer dois pitstops, sendo que o segundo foi para corrigir um problema no pneu dianteiro direito, cuja roda não foi presa corretamente. Os pilotos acabaram em 14º e 15º respectivamente.
No mais, muitas disputas entre as equipes do meio do pelotão, com direito a entrada do Safety-Car na volta 51, após a batida de Liuzzi. Naquela altura, Webber estava se aproximando de Vettel, porém o australiano, além de ficar atrás de retardatários na relargada, perdeu rendimento e teve que se cuidar com a aproximação de Alonso. No fim não houve o jogo de equipe, que deixaria Webber a apenas 1 ponto atrás de Alonso na corrida do mundial de pilotos. O segundo lugar o deixou 8 pontos atrás do espanhol, que necessitará apenas de um segundo lugar para ser tricampeão de pilotos. Já a vitória de Vettel o deixou há 15 pontos de Alonso.
A dobradinha deu o título do Mundial de Construtores para a RBR, deixando a equipe a mais uma dobradinha de ser campeã de pilotos, desde que Webber ganhe a corrida. Porém, houve fatos negativos que tem de ser relatados. Foi lamentável a tentativa de assalto a Jenson Button no sábado, após sua saída do autódromo. Interlagos já tem problemas de estrutura no paddock, e se esta questão de segurança não for equacionada para o próximo ano, é capaz de Bernie Ecclestone não renovar com o circuito, visto que outros países estão dispostos a investir para entrar na categoria.
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