Neste domingo, tivemos o campeão da Temporada 2010 da F1. E não foi nem Alonso e nem Webber, maiores cotados ao feito, muito menos Hamilton, este sim, que precisava de um verdadeiro milagre para ser bicampeão. Quem ganhou, e merecidamente falando, foi Vettel, que apesar de suas criancices e irregularidades durante a temporada, que o transformaram de favorito a franco-atirador, foi o que mais bem se portou no clima de decisão, faturando as duas últimas provas e contanto com os fracassos de Webber e Alonso.
A corrida, como era de se esperar, foi de emoção quase nula na pista. Na largada, Vettel se manteve na ponta, enquanto Button passou Alonso, deixando o piloto da Ferrari na quinta posição, que ainda lhe daria matematicamente o título do mundial de pilotos. Porém um acidente envolvendo Schumacher e Liuzzi, onde o alemão rodou e viu a Force Índia do italiano se chocar e subir em cima de sua Mercedes, quase decepando sua cabeça e forçando a entrada do Safety Car. Nela, alguns pilotos como Rosberg e Petrov aproveitaram e colocaram os pneus de compostos mais duros, o que traria a diferença da corrida após a parada dos outros pilotos.
Como o desgaste de pneus era grande, as paradas começaram cedo, com Webber sendo o primeiro na volta 12, seguido de Massa e logo após Alonso, este quatro voltas após a parada do australiano, que por pouco não voltou à frente, pois perdeu tempo ao ultrapassar seu semicompanheiro Alguersuari. O espanhol da Ferrari voltou atrás de Petrov, um dos que havia feito a parada durante o Safety Car, permanecendo até o fim da corrida atrás do russo, pois não conseguiu ultrapassá-lo e perdeu um tempo precioso, que também lhe deixou atrás de Rosberg e de Kubica, sendo que este teve tempo de abrir vantagem, fazer se pitstop e voltar a frente do espanhol.
Vettel, que fizera a sua parada na volta 25, teve que ter a paciência de esperar até a volta 40, quando Button fez a sua parada, para retornar a ponta e desta não sair mais. O campeão de 2009 voltou em terceiro, atrás de Hamilton, que teve problemas com os pneus e com Kubica durante a prova e não conseguiu acompanhar o ritmo de Vettel, terminando em segundo. Tal condição deixou lado a lado no pódio os últimos três campeões mundiais, em uma cena que só valoriza ainda mais a competitividade da categoria.
Por último, o campeonato fica marcado pelo Fair Play. Todos condenaram a Ferrari pela aquela ultrapassagem no GP da Alemanha, quando Massa teve que ceder posição para Alonso, querendo que a RBR desse o troco no GP do Brasil, quando Webber estava em segundo e tinha mais chances de ganhar o campeonato que Vettel. A escuderia manteve as posições, o que gerou uma temeridade de entregar o título de bandeja para Ferrari, já que Alonso estaria a apenas um segundo lugar de ser campeão. Ironia do destino a parte, se houvesse a ultrapassagem de Webber em Vettel no Brasil, o campeão deste ano seria Alonso.
A melhor frase que ficaria para a Ferrari nesta temporada seria: Vocês entenderam esta mensagem? Por enquanto é isso, esperamos que a Temporada 2011 seja tão competitiva e emocionante como fora a 2010.
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