domingo, 7 de novembro de 2010

Gmail agora une suas contas de e-mail em uma só

Desde a semana passada noto este recurso novo no Gmail que vou relatar, porém sem tempo de fazer posts acabei deixando para depois. O serviço de e-mail da Google acabou melhorando seu projeto de importação de contas, que diga de passagem já existia, tornando-o um eficiente sistema para este fim.

Agora é possível unificar todas as contas de e-mail (para quem tem mais de uma) numa conta do Gmail. Também é possível utilizar conjuntamente dois e-mails Gmail, porém com a lista de contatos devendo ser adicionada manualmente.


Agora aparecerá para o usuário bem em cima e destacado em vermelho a opção “Importar e-mails e contatos”, que leva à tela de configuração do sistema. Nela há as opções de importação de mensagens e contatos, Enviar e-mail como, Verificar e-mail usando POP3, além de outras configurações para o uso do Gmail no trabalho e compra de mais espaço na conta.


O recurso de Importar mensagens e contatos funciona com qualquer serviço de e-mail, exceto de outra conta Google. Serão importados todos os dados do e-mail em questão via POP3. O tempo para a sincronização dependerá do número de mensagens contidas no serviço de e-mail a ser importado, podendo levar até mais de um dia para que isto ocorra. Como tenho duas contas no Gmail, quis também colocar na conta que eu considero a principal. Isto é possível através da opção Adicionar POP3 na conta de e-mail, terceira opção nesta tela de importação. Neste caso, só há a importação dos e-mails e não a dos contatos, fato que é possível de ser feito manualmente, na tela de contatos/Mais Ações/exportar (no caso do e-mail que deseja ser transferido) ou importar (no caso do e-mail que deseja receber a lista). O serviço aceita até 5 contas POP3.



Entre estas duas opções ainda há o recurso de “Enviar e-mail como:”. Sua utilidade está em colocar os vários endereços de remetente, deixando-os disponíveis para enviar e-mails com um determinado endereço, seja ele diferente ou não do principal da conta. Esta opção é independente das outras duas, bastando clicar no botão “Enviar e-mail de outro endereço”, preenchendo os dados cadastrais, e confirmando no outro e-mail a disponibilidade para utilizar o recurso. Um exemplo de utilidade está no caso do usuário ter uma conta de e-mail profissional e outra pessoal, podendo configurar para responder o e-mail com o mesmo endereço que fora destinado.


É um post grande e de certo modo chato de ler, porém é interessante. Podemos dizer que acabou aquela ideia de ter que acessar varias contas de e-mail. Agora pode ser centralizada tudo em uma conta só, organizada por marcadores e com a possibilidade de resposta como se fosse o e-mail original que recebeu a mensagem.

Fica a dica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário