No mal-acabado circuito de Yeongam na Coreia do Sul, agravado pela forte chuva que caíra na região ante e durante parte do GP, as RBR’s praticamente jogaram fora o campeonato mundial de pilotos que estava nas mãos da equipe, entregando de bandeja para Fernando Alonso, que mostrou a sua estrela de bicampeão mundial para vencer a corrida e assumir a liderança do Mundial 2010 faltando duas provas para o fim da temporada.
O GP teve em grande parte de sua duração a presença do Safety-car, em virtude do mal estado de visibilidade que se encontrava a pista e das poças de água no asfalto. Chegou a ser inicializada com a presença do carro-madrinha, porém com a intensificação da chuva teve que ser interrompida por praticamente uma hora. O sistema de drenagem pífio, em virtude de todo o apressamento e força da FIA para a realização da corrida, obrigou a continuidade do Safety-car até a volta 20, quando houve de fato a largada.
A partir deste momento, a RBR, que ocupava a primeira fila com Vettel em primeiro e Webber em segundo, só viu motivos para se lamentar desta ter ocorrido, pois o australiano acabou errando sozinho e ainda levando consigo Nico Rosberg, que vinha fazendo uma boa corrida e ocupava o quarto lugar. Já Vettel, viu a sua liderança de ponta-a-ponta ruir a dez voltas do fim, quando seu motor Renault estourou.
O grande beneficiado com tudo isso foi o espanhol Fernando Alonso, que mostrou toda a sua regularidade e acabou ainda driblando um erro grosseiro da Ferrari em seu pistop, onde uma polca de seu pneu dianteiro direito não foi encaixada corretamente, fazendo com que o piloto perdesse sua posição para Hamilton, recuperando logo depois devido a um erro do inglês. O espanhol conquistou sua quinta vitória na temporada, chegando aos 231 pontos, contra 220 de Webber e 206 de Vettel. Hamilton também segue na luta do título com seu segundo lugar, que lhe fez somar 210 pontos no campeonato. Já Jenson Button, prejudicado por um erro de estratégia na troca de pneus, terminou a prova apenas na décima segunda posição, longe da zona de pontuação e virtualmente fora da disputa pelo título. Michael Schumacher merece uma honraria pelo seu quarto lugar, em uma prova marcada pela regularidade.
Dos brasileiros, Massa fez uma corrida regular e chegou ao pódio em terceiro, enquanto que Rubens Barrichello com os pneus desgastados perdeu nas voltas finais o seu quinto lugar, terminando a prova em sétimo. Bruno Senna completou a prova em 14º, enquanto que Lucas di Grassi bateu na volta 26.
Agora restam apenas os GPs do Brasil e dos Emirados Árabes. A Ferrari tem favoritismo em Interlagos, o que a deixa com o título de pilotos encaminhado. As RBRs, que tiveram o título nas mãos e que tem o melhor carro da temporada, terão que correr atrás, provavelmente com a equipe tendo que privilegiar Webber, por este estar em melhores condições na disputa do título em relação à Vettel. Hamilton corre por fora, porém acredito mesmo na disputa entre Alonso e Webber, com o espanhol sendo total favorito para o seu tricampeonato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário