sábado, 8 de maio de 2010

Webber desbanca Vettel e consegue a pole na Espanha

Em um treino monótono, as RBRs mostraram a sua força nos qualifys e detiveram o domínio absoluto no treino oficial que definiu o grid de largada para o GP d Espanha. Desta vez o mais rápido não foi Vettel, e sim seu companheiro de equipe, Mark Webber, que não foi só o mais rápido no Q3, como nas três tomadas de qualificação.


Desde o Q1, os pupilos de Adrian Newey giravam mais rápido que as Mclarens, que pareciam ser as únicas escuderias que poderiam acompanhar as RBRs. Webber com um tempo de 1m21s412 ficou com o melhor tempo, contra 1min21s680 de seu companheiro, que ficou em segundo. As McLarens não ficaram tão atrás, com Hamilton ficando há três décimos de Webber, enquanto Button ficou meio segundo atrás do australiano da RBR.

O brasileiro Felipe Massa ficou com o 10º tempo, enquanto Barrichello se sentiu duplamente atrapalhado, tanto pelo rádio da equipe quanto por Bruno Senna em suas duas últimas voltas rápidas, ficando com o 18º e pior tempo, tirando as novatas. Alem de Rubens, os mesmos de sempre ficaram com os seis piores tempos, com a ordem de largada sendo composta por Trulli em 19º, depois Kovalainen, Glock, Grassi, Chandhok e Senna. Os pilotos da Virgin, devido a uma falha da equipe, perderão cinco posições por não terem entregado as especificações do câmbio dentro do limite estabelecido pela FIA.

Já no Q2, com carros mais leves, as RBRs começaram a mostrar o desenvolvimento do carro, com Webber e Vettel passando a girar mais de meio segundo mais rápido que as Mclarens, não tendo grandes dificuldades para ficar com os melhores tempos. Webber mais uma vez desbancou Vettel, com um tempo 0,117s mais rápido que seu companheiro, e com 0,760s de vantagem para Hamilton, terceiro mais rápido. Todos os pilotos das quatro principais escuderias acabaram se classificando, com Kobayashi da Sauber e Kubica da Renault como intrusos para o Q3. Ficaram de fora: Sutil, Pedro de la Rosa, Hulkenberg, Petrov, Buemi, Alguersuari e Liuzzi.

Já no Q3, não houve grandes surpresas, com a dupla da RBR girando quase 1 segundo mais rápida que os outros, lutando até a última volta para ver quem ficaria com a pole position. Com um tempo de 1min20s101, tudo indicaria que Vettel ficaria mais uma vez com a pole, porém em sua última tentativa, Webber conseguiu baixar da casa dos 1m20s, e com um tempo de 1min19s995 cravou a sua terceira pole position na carreira, com Wettel ficando 16 décimos atrás. Hamilton e Alonso ficaram com a segunda fila, enquanto Button e Schumacher dividirão a terceira. Massa foi a grande decepção do treino, sempre girando atrás de Alonso e sendo o piloto mais lento do “big four”. O piloto largará apenas na nona colocação, vendo seu companheiro largar em quarto em uma pista onde são difíceis as ultrapassagens.


Para a corrida de amanha, a expectativa é que a McLaren tente acompanhar o rendimento das RBRs, visto que a escuderia de Hamilton e Button tem uma maior constância em grandes prêmios, enquanto as RBRs mostraram-se mais rápidas nos qualifys. Há uma possibilidade pequena de chuva, que poderá bagunçar a corrida, assim como aconteceram nas últimas etapas.


Em Tempo: Petrov também perdeu cinco posições no grid por trocar a caixa de câmbio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário