sábado, 8 de maio de 2010

Na Espanha, Barcelona ganha duelo decisivo e é campeão virtual

Pela La Liga, a penúltima e 37ª rodada definiu virtualmente o titulo nacional, que só saíra de Barcelona caso aconteça uma zebra monumental, somente se os catalães não conseguindo vencer o provável rebaixado Valladolid, enquanto o Real Madrid teria que vencer o Málaga fora de casa, o que de fato deverá acontecer naturalmente.

Em relação aos jogos desta rodada, que foram realizados todos no mesmo horário, a torcida catalã deve durante boa parte do tempo a sensação de titulo nesta rodada mesmo, pois a equipe foi pra cima do Sevilla e abriu o placar logo aos 4 minutos com Messi, recebendo passe de Maxwell, se livrando da marcação e chutando sem defesa para Palop.

O Real Madrid também abriria o placar aos 21 minutos, após um pênalti muito discutível anotado pelo árbitro Muniz Fernández após chute de Higuain que pegou na mão de Amorebieta, que estava de costas para o lance. Para piorar, o árbitro expulsou o jogador basco. Os merengues não tinham nada com isso e abriram o placar com Cristiano Ronaldo. A equipe merengue não fazia grande partida, sendo surpreendida aos 40 minutos com um contra-ataque puxado por Yeste, que passou como quis pela zaga madrilena, chutando na saída de Casillas e empatando a partida.

Enquanto isso, no Ramón Sánchez-Pizjuán, o Barcelona seguia melhor, pressionando o Sevilla e conseguindo ampliar o placar aos 28, com Bojan recebendo um dos habituais passes cirúrgicos de Xavi, tendo o trabalho apenas de desviar do goleiro Palop para marcar o segundo gol catalão. Já na segunda etapa, quando o Sevilla começava a tentar apertar os catalães, acabaram perdendo Konko expulso por acúmulo de amarelos, após parar uma jogada rápida de Bojan. Palop conseguiu evitar nas finalizações de Messi e Bojan, porém logo depois Pedro teve a chance de marcar o terceiro gol, que praticamente definia o confronto.

Já em Madrid, o Real seguia com seu jogo burocrático, que conseguia chegar devido a grande disparidade técnica entre os jogadores de ambas as equipes, porém parecia abatido com a vantagem catalã, que daria matematicamente o titulo ao Barcelona em caso do empate de Madrid. Uma reação do Sevilla, com dois gols em três minutos, anotados por Kanouté e Luís Fabiano, trouxeram novo ânimo aos merengues, que logo depois conseguiu voltar a frente no placar, através de Higuain, que pegou um rebote do goleiro Iraizoz após cobrança de escanteio, cabeceando para o gol.

O Athletic não oferecia nenhuma resistência, com o Real Madrid dominando amplamente as ações do jogo e ampliando logo depois com Sérgio Ramos, que foi avançando aos trancos e barrancos, tabelando com os jogadores do Athletic, até invadir a área e marcar o terceiro, que liquidava de vez com o confronto. Um minuto depois, Benzema aproveitou uma grande jogada de Kaká pela direita e marcou o quarto, e ainda houve tempo para Marcelo fazer o quinto aos 43, após trapalhada fenomenal da defesa basca, que serviu ao lateral brasileiro para fechar o placar.

Com as vitórias, a decisão de fato fica para a última rodada, onde ambas as equipes não deverão ter grandes dificuldades para vencerem seus jogos. Barcelona com 96 e Real com 95. Em nível de comparação, o Valencia, terceiro colocado e já com classificação para a Champions League garantida, tem apenas 68 pontos, portanto quase 30 atrás dos grandes da Espanha. O Sevilla deverá ser o quarto time espanhol na maior competição europeia, pois entrará em vantagem frente ao Mallorca em seu ultimo jogo na liga, fora de casa contra o Almería.

Um comentário:

  1. Não te fia nessa de Virtual Campeão...
    Os caras do Valladolid vão suar sangue pra tentar ficar em 16º... E tudo pode acontecer!

    ResponderExcluir