quinta-feira, 20 de maio de 2010

Santos e Vitória revertem desvantagem e fazem a decisão da Copa do Brasil

Esta quarta foi de decisão na Copa do Brasil. Santos e Vitória mostraram superioridade diante de Grêmio e Atlético Goianiense e se classificaram para a grande decisão, cujas datas estão marcadas para 28 de julho e 4 de agosto.

No jogo em que assisti, o Grêmio fez um bom primeiro tempo na Vila Belmiro, parecendo estar jogando em casa. Com uma surpreendente postura agressiva e ofensiva, a equipe parecia ter a poção mágica para parar o time do Santos, que começava na marcação da saída de bola santista, até combinações de jogadas ofensivas e conclusões a gol. A equipe gremista teve pelo menos duas chances de abrir o placar, enquanto o Santos pouco ameaçava e ainda seria prejudicado com um pênalti em Rodriguinho não assinalado pelo árbitro Marcelo de Lima Henrique.

O Santos em suas raras jogadas no primeiro tempo chegava com perigo, exigindo uma boa defesa de Victor, em chute de André. Com muitas dificuldades na saída de bola por parte dos volantes, e com Ganso muito bem marcado e apagado na partida, a bola mal chegava a Robinho e Neymar, com o Grêmio tendo o controle absoluto da partida durante todo o primeiro terço, enquanto o Peixe pode respirar nos minutos finais do primeiro tempo.

Na segunda etapa, a situação se inverteu, com Ganso aparecendo mais na partida, enquanto Douglas, que era a peça chave gremista da primeira etapa, recebendo atenção especial e aparecendo menos, assim como toda a equipe gremista. O Santos foi pra cima, com Victor efetuando uma grande defesa em chute de Robinho. Porém Victor não conseguiu pegar um chute precioso de Ganso aos 6 minutos, da entrada da área o meia chutou no ângulo, abrindo o placar. O gol motivou o Santos e desnorteou o Grêmio, que pouco conseguia produzir ofensivamente. A equipe da baixada perdeu várias chances de gols, até marcar o segundo, aos 24, com Robinho recebendo livre e com sutileza encobrindo Victor em mais um golaço.

O gol só não decretou a classificação santista, pois quatro minutos depois o tricolor gaucho conseguiu descontar com Rafael Marques, aproveitando-se de uma falha estrondosa de Felipe, que não conseguiu segurar uma cabeceada defensável de Jonas. O Grêmio foi para cima, em busca do gol de empate que lhe daria a classificação, abrindo espaços para os contra-ataques santistas e deixando o jogo aberto. Ambos os times tiveram chances para marcar, porém quem foi mais competente foi o Santos, que em um rápido contrataque aos 40 minutos, Wesley foi lançado em profundidade, passando por Victor e tocando no gol vazio. Após o gol, o Grêmio perdeu a cabeça, tendo dois jogadores expulsos: Rafael Marques e Jonas, que ainda conseguiu levar Edu Dracena junto ao agredir o jogador santista.

Classificação do melhor time tecnicamente e que teve o poder decisivo de Ganso e Robinho. Foram dois grandes confrontos, com 11 gols, mostrando o grande poder ofensivo das duas equipes e a fragilidade de seus sistemas defensivos.

No outro confronto, o Vitória fez 4x0 no Atlético Goianiense. Os gols foram marcados por Uéliton, Júnior (2 vezes) e pelo goleiro Viáfara, este último de pênalti, que teve que ser cobrado novamente em virtude da paradinha do goleiro baiano ser coibida pelo árbitro Heber Roberto Lopes. Na ocasião, Heber mandou voltar a cobrança e deu cartão amarelo ao goleiro, seguindo a futura determinação da FIFA que entrará em vigor somente após 1º de Junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário