quinta-feira, 20 de maio de 2010

Com mais sorte e garra que juízo, Inter se garante nas Semi

No jogo de volta valido pelas semifinais, o Internacional precisou de muita garra e persistência para se classificar às semifinais da Libertadores, onde pegará o São Paulo. Com uma tática 3-6-1 que sempre considerarei suicida, a equipe comandada por Fossati pouco produziu na primeira etapa, sofreu um apagão de dois gols, só melhorando quando o treinador melhorou a harmonia tática da equipe com o 4-4-2, sendo premiada pelo gol que lhe dera a classificação, porém de forma dramática aos 43 minutos da segunda etapa, valorizando ainda mais a classificação colorada na argentina.

Antes de o jogo começar, o torcedor colorado já tinha a noção que classificar-se contra o Estudiantes, jogando fora de casa e com o esquema 3-6-1 seria uma obra faraônica. E a realidade mostrou-se como era o previsto. Com três zagueiros e apenas um atacante, o Inter mostrou-se medroso na primeira etapa, pouco conseguindo produzir ofensivamente falando. Até começou bem, conseguindo segurar o jogo nos primeiros minutos, porém com o passar do tempo, a equipe argentina começou a se impor ofensivamente e a criar um clima de “Deus nos acuda” para os colorados que torciam.

A equipe colorada conseguia segurar o Estudiante, porém um apagão defensivo de 2 minutos foi suficiente para a equipe argentina marcar os dois gols que lhe asseguravam a classificação. Aos 18, Verón fez um estupendo lançamento para González, que livre encobriu Abbondanzieri, marcando um lindo gol. Dois minutos depois, em mais um vacilo defensivo colorado que não acompanhou Pérez na ponta esquerda, o meia argentino achou espaço e na cabeça esquerda da área chutou no ângulo de Abbondanzieri marcando o segundo gol de “los Pinchas”.

O Inter ficou inicialmente nervoso, porém conseguiu se estabelecer na partida, passando a controlar a posse de bola no meio campo, porém com pouca força ofensiva para atacar o Estudiantes, que com o resultado a seu favor, passava a administrar a partida e não atacava mais como anteriormente. O panorama continuaria assim até meados da segunda etapa, quando Fossati começaria a mudar taticamente a equipe, deixando-a mais competitiva ofensivamente e buscando mais o gol. Antes disso, a equipe colorada ainda teve um gol de Alecsandro anulado por impedimento mínimo mais existente, enquanto o Estudiantes conseguia chegar com maior volume, porém não era muito perigoso.

Aos 22, Fossati colocou Walter no lugar de Nei, enquanto D’Alessandro deu lugar a Giuliano aos 31 e Edu entrou no lugar de Sandro aos 40. Com as mudanças, o Inter passou a ficar com um 4-4-2 ofensivo, passando a agredir mais o Estudiantes e chutar a gol, fato que era raro durante cerca de uma hora de jogo anterior. Aos 39, Walter teve grande chance ao receber um passe açucarado de Andrezinho, porém pecando na finalização e chutando para fora. Porém aos 43, Andrezinho desferiu outro passe genial desta vez para Giuliano, que livre pela esquerda, em uma área afetada pela fumaça ocasionada pelos torcedores argentinos, chutou na saída de Orión, marcando o gol que daria e deu e classificação colorada.

A classificação veio na raça e na superação, com o colorado tendo paciência para atacar e conseguir o gol que lhe daria a vantagem. Fossati mais uma vez foi salvo pelo gongo, já que mais uma vez pecou com seu sistema 3-6-1 chama derrota, precisando mudá-lo para conseguir a reação e como consequência a classificação para as semifinais. Espero que esta lição tenha sido aprendida, pois tal fato já aconteceu duas vezes apenas na fase eliminatória, podendo ser fatal na próxima ocasião, contra uma defesa que levou apenas 2 gols em todo o torneio. O São Paulo requererá um time equilibrado para ser batido, visto que a equipe não toma gols, além de firmar-se ofensivamente.

Tempo haverá para melhorias, já que o confronto será apenas após a Copa da África, porém o primeiro teste poderá ser visto neste domingo às 16h, quando o Inter enfrenta o tricolor paulista no Beira-Rio.

Um comentário:

  1. Dalhe Inter!!! aos trancos e barrancos chegando lá... hahahaha muito bom o post amigo!! adorei!!
    foto roubada.. hahahhaa

    ResponderExcluir