terça-feira, 11 de maio de 2010

Os 23 preferidos de Dunga para a África do Sul

Nesta tarde, na CBF, o técnico Dunga convocou os 23 jogadores que disputarão a Copa 2010 na África do Sul. O técnico optou por uma postura mais conservadora, preservando jogadores com experiência na Seleção e que se comprometeram com o treinador nos melhores e piores momentos da trajetória do Brasil 2010. Desta forma a juventude com Ganso e Neymar não teve vez, ficando para 2014.

Na lista de convocados, poucas surpresas em relação às últimas convocações. As ausências mais sentidas foram as do goleiro Victor do Grêmio e do atacante Adriano do Flamengo. Quanto ao imperador, é completamente aceitável a sua não convocação, devido aos problemas extracampo e a falta de comprometimento. Já o goleiro gremista foi preterido por Doni, que mesmo fazendo parte das últimas convocações, não estava sendo aproveitado na Roma. A favor do goleiro, pesa o fato de ter se comprometido com Dunga no pior momento do treinador, chegando a brigar com o seu clube para servir a seleção.

Já para o lugar de Adriano, foi convocado Grafite, que viveu seu melhor momento na temporada passada e nesta teve uma média de atuações mais baixa, assim como seu clube, que de campeão alemão em 2008/09 terminou em oitavo nesta temporada. Achei que Diego Tardelli, que continua fazendo seus gols pelo Atlético-MG estaria na frente de Grafite, porém acabei me equivocando.

Outro nome que pode ser discutido é Kléberson, que atualmente ocupa a reserva no Flamengo. O jogador, que vinha sendo convocado pela Seleção no ano passado, machucou o ombro, perdendo o final do Campeonato Brasileiro e espaço na equipe rubro-negra. Porém Kléberson tem experiência de titularidade na Copa de 2002, fato que deve ter pesado a favor de sua convocação.

Por último, na lateral esquerda, onde nenhum jogador se firmou, Dunga optou por convocar Gilberto e Michel Bastos, jogadores que não vem sendo utilizados na posição em seus clubes. O primeiro é meia de ligação no Cruzeiro, enquanto o segundo, oras joga como homem pela direita oras como meia esquerda no Lyon. Gostaria de ter visto Marcelo do Real Madrid nesta lista.

E é isso, resta saber os 7 substitutos imediatos, e como será a preparação para a Copa.

Atualizado às 17:45h
Neste fim de tarde, a CBF divulgou os 7 jogadores que ficam de "sobreaviso" em caso de alguma lesão com um dos 23 convocados. Ainda não entendi direito o propósito destas subconvocações, visto que se acontecer uma lesão antes da copa qualquer outro jogador pode ser convocado, mesmo não estando entre estes sete. Mas vamos lá né, a lista é composta por:
  • Alex (Chelsea-ING)
  • Marcelo (Real Madrid-ESP)
  • Sandro (Internacional)
  • Ronaldinho Gaúcho (Milan-ITA)
  • Paulo Henrique Ganso (Santos)
  • Carlos Eduardo (Hoffenheim)
  • Diego Tardelli (Atlético-MG)
Tirando Ganso, todos os outros já foram convocados anteriormente em alguma oportunidade pela Seleção principal. Alias, até pelo que o técnico brasileiro disse na coletiva sobre os jogadores jovens e a falta de experiência, é uma contradição a semiconvocação do meia do Santos.

Ronaldinho Gaucho sempre será um ponto de interrogação, já que decaiu de produção neste ano em relação ao ano passado. Semiconvocações de Alex, Marcelo e Diego Tardelli justíssimas pelos critérios. Já as de Sandro e Carlos Eduardo são aceitáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário