sábado, 15 de maio de 2010

Mark Webber mantém supremacia de qualifys da RBR em 2010

Em um treino marcado pela briga entre Massa, Rosberg e Kubica pelas melhores voltas, a pole position acabou ficando com Webber, com o tempo de 1min13s 896. O australiano da RBR foi o único a baixar de 1m14s, sendo 0,194s que Kubica, que largará em segundo.

Devido à batida no treino livre pela manha, que avariou seu chassi, Alonso não pode disputar o qualify, tendo que largar na última posição. Em função disso, os 17 primeiros acabaram tornando-se definidos, já que as três equipes nanicas ficaram com as 6 posições atrás, com a ordem de largada sendo formada por: Kovalainen, Trulli, Glock, Grassi, Senna, Chandhok e Alonso.

Já no Q2, as atenções estavam voltadas em quem seriam os três pilotos, que conseguiriam se classificar para o Q3 junto com as quatro grandes equipes (7 pilotos, já que Alonso não estava). Barrichello mostrou a evolução de sua Williams, conseguindo se classificar com um nono tempo. Liuzzi e Kubica também colocaram Force India e Renault no Q3. Na frente, Rosberg deu o troco em Massa, ficando com o melhor tempo do Q2. Ficaram de fora: Hulkenberg, Sutil, Burmi, Petrov, De la Rosa, Kobayashi e Alguersuari. O piloto russo da Renault acabou batendo na Sainte Devote.

No Q3, as RBRs começaram a mostrar o seu verdadeiro potencial, lutando contra Massa, Kubica e Rosberg pelo melhor tempo. Hamilton também se mostrou rápido, porém não o bastante para conquistar a pole, acabando na quinta posição e ficando na frente de Rosberg, sexto colocado. Kubica e Massa ficaram com o segundo e quarto tempos, com as RBRs entre eles com o terceiro lugar de Vettel e a pole de Webber, sua segunda na temporada. Barrichello conseguiu ficar na frente de Liuzzi e largará em nono, logo atrás de Button, oitavo. Schumacher com mais um treino discreto, largará na sétima posição.

Para amanha, controlar o desgaste dos pneus será mais importante do que nunca, devido ao fato de ultrapassar ser uma tarefa heroica. Quanto mais tempo o carro puder se manter na pista, principalmente com os pneus macios, mais chance terá de acabar em uma ótima posição. O GP acabou ganhando um ingrediente especial com Alonso largando em último, e tendo que fazer uma corrida de recuperação. O espanhol terá que ter muita paciência para tentar ultrapassar carros muito mais lentos, e tentar chegar à zona de pontuação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário