No treino qualificatório para a terceira etapa do Mundial 2010 da F1, Mark Webber acabou se arriscou ao colocar pneus intermediários e acabou levando a melhor, largando na pole position. A tão esperada chuva chegou minutos antes do treino, trazendo um clima de imprevisibilidade e com vários ponteiros tendo que largar atrás amanha.
Cerca de 10 minutos antes e começar o Q1, a chuva chegou à Sepang. A chuva ainda não era forte, porém em conjunto com a ventania fora suficiente para molhar a pista, fazendo com que os pilotos fizessem fila para fazer a sua volta rápida primeiro. Com isso, Kubica, De La Rosa, Vettel, Pedrov, Kobayashi dentre outros pilotos que normalmente não brigam pelas melhores posições garantiram seus tempos, enquanto a Ferrari, McLaren e Merdedes não deram voltas rápidas, ficando basicamente no pitlane, aguardando melhorias na pista.
A pista, ao invés de melhorar, acabou piorando devido ao aumento da intensidade da chuva. Com isso, os pilotos das equipes grandes entraram desesperados em busca de uma volta que lhes colocassem entre os 17º primeiros para garantirem-se ao Q2. Button, Schumacher e Rosberg entraram quando a pista ainda reunia mínimas condições para um tempo no big 17, conseguindo classificar os carros respectivamente em 13º, 14º e 16º. Porém o piloto inglês ao querer melhorar o seu tempo acabou escapando e ficando na caixa de brita, assim como também aconteceu com Bruno Senna, acabando o treino para ambos.
Hamilton e os pilotos da Ferrari entraram com a pista sem condições de tempo rápido, e protagonizaram um festival de escapadas, que lhes deixaram fora do Q2. Ficaram de fora Trulli, Alonso, Hamilton, Massa, Chandhok, Bruno Senna e di Grassi, além de Button, que chegou a passar ao Q2, porém havia ficado na brita, o que lhe garantiu o 17º lugar. O melhor tempo do Q1 acabou ficando com Kubica, com 1m46s283, seguido por De La Rosa e Vettel. Barrichello foi o único brasileiro que se classificou ao Q2, com o 11º tempo.
Já no Q2, a chuva deu uma trégua comparada ao fim do Q1, com os pilotos entrando, em grande maioria, com os pneus de chuva forte. Schumacher arriscou os pneus intermediários, girando bem mais rápido que os outros competidores. Com isso, todos acabaram colocando estes pneus, e o que se viu foi um festival de tempos sendo batidos, com Vettel levando a melhor e com um tempo de 1min46s828, marcando o melhor tempo do Q2, com Kubica em segundo e Sutil em terceiro. Webber marcou o sétimo tempo, enquanto Barrichello e Schumacher ficaram com o 9ª e 10ª tempo. Ficaram de fora: Petrov, De La Rosa, Buemi, Alguersuari, Kovalainen, Glock e Button.
No intervalo entre o Q2 e o Q3, a chuva que havia dado uma trégua acabou voltando com toda a força, caindo um verdadeiro dilúvio em Sepang. Com isso, todos os carros acabaram se posicionando para dar a volta rápida. Os carros da Force India haviam inteligentemente se posicionado na frente, porém Kubica quis dar uma de esperto, furando a fila e saindo primeiro.
Vendo uma vantagem de uma forma antiética de Kubica, o diretor Charlie Whiting acabou interrompendo o treino antes que algum piloto marcasse tempo. Com isso, o treino oficial ficou paralisado cerca de 20 minutos, tempo suficiente para a melhoria nas condições do tempo e da pista. Restabelecido o treino, as Force India novamente posicionaram-se à frente, com Sutil fazendo a melhor volta. Com o trilho, os outros pilotos também conseguiram girar mais rápido, porém Mark Webber foi o único piloto que arriscou colocando pneus intermediários e com isso cravou a pole position com o tempo de 1min49s327. Só a efeito de comparação, seu companheiro Vettel foi praticamente 1.5s mais lento com seu terceiro tempo, e tendo Nico Rosberg entre eles. Barrichello acabou ficando com o sétimo tempo, atrás de seu companheiro Hülkenberg em quarto. Mesmo fato ocorreu com Schumacher, com seu oitavo tempo, comparado ao segundo de Rosberg.
A chuva determinará toda a história para a corrida de amanha. Se ela cair, como é previsto, deverá trazer muita emoção, com um festival de escapadas e ultrapassagens. As Ferraris e Mclarens largando atrás terão que cuidar um acidente na largada, e buscando logo a recuperação sob pena de não conseguirem alcançar os ponteiros. O favoritismo da RBR é muito grande para a corrida, principalmente se a pista estiver seca. Ainda não deu para ter uma conclusão definitiva sobre a melhora da McLaren, mas parece que esta está bem mais competitiva, conseguindo rivalizar com a RBR, com a Ferrari vindo logo atrás.
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