No treino qualificatório para a terceira etapa do Mundial 2010 da F1, Mark Webber acabou se arriscou ao colocar pneus intermediários e acabou levando a melhor, largando na pole position. A tão esperada chuva chegou minutos antes do treino, trazendo um clima de imprevisibilidade e com vários ponteiros tendo que largar atrás amanha.
Cerca de 10 minutos antes e começar o Q1, a chuva chegou à Sepang. A chuva ainda não era forte, porém em conjunto com a ventania fora suficiente para molhar a pista, fazendo com que os pilotos fizessem fila para fazer a sua volta rápida primeiro. Com isso, Kubica, De La Rosa, Vettel, Pedrov, Kobayashi dentre outros pilotos que normalmente não brigam pelas melhores posições garantiram seus tempos, enquanto a Ferrari, McLaren e Merdedes não deram voltas rápidas, ficando basicamente no pitlane, aguardando melhorias na pista.

Hamilton e os pilotos da Ferrari entraram com a pista sem condições de tempo rápido, e protagonizaram um festival de escapadas, que lhes deixaram fora do Q2. Ficaram de fora Trulli, Alonso, Hamilton, Massa, Chandhok, Bruno Senna e di Grassi, além de Button, que chegou a passar ao Q2, porém havia ficado na brita, o que lhe garantiu o 17º lugar. O melhor tempo do Q1 acabou ficando com Kubica, com 1m46s283, seguido por De La Rosa e Vettel. Barrichello foi o único brasileiro que se classificou ao Q2, com o 11º tempo.

No intervalo entre o Q2 e o Q3, a chuva que havia dado uma trégua acabou voltando com toda a força, caindo um verdadeiro dilúvio em Sepang. Com isso, todos os carros acabaram se posicionando para dar a volta rápida. Os carros da Force India haviam inteligentemente se posicionado na frente, porém Kubica quis dar uma de esperto, furando a fila e saindo primeiro.

A chuva determinará toda a história para a corrida de amanha. Se ela cair, como é previsto, deverá trazer muita emoção, com um festival de escapadas e ultrapassagens. As Ferraris e Mclarens largando atrás terão que cuidar um acidente na largada, e buscando logo a recuperação sob pena de não conseguirem alcançar os ponteiros. O favoritismo da RBR é muito grande para a corrida, principalmente se a pista estiver seca. Ainda não deu para ter uma conclusão definitiva sobre a melhora da McLaren, mas parece que esta está bem mais competitiva, conseguindo rivalizar com a RBR, com a Ferrari vindo logo atrás.
Nenhum comentário:
Postar um comentário