sexta-feira, 2 de abril de 2010

E pelas bandas da Malásia ...

Ps: Gostaria de ter postado de manhã, mas meu Blogspot passou por problemas técnicos nos posts e me impediu de postá-lo mais cedo. E ai vai o post na íntegra.

Lá pelas bandas de Sepang, foram realizados os primeiros treinos livres para o GP da Malásia de F1. Como é de praxe, há muitos testes nos carros e não dá para se ter uma ideia da competitividade de todas as equipes, porém surgem algumas tendências.


As Mclarens mostraram-se rápidas durante as duas primeiras sessões, com Hamilton fazendo o melhor tempo em ambas. As Mercedes também se mostraram rápidas, com Schumacher e Rosberg alternando posições e encostando-se ao tempo de Hamilton. As RBR mais uma vez apresentou problemas, desta vez com Webber, preocupando o circo com a sua falta de durabilidade, porém mesmo sem forçar muito, Vettel fez o segundo melhor tempo da segunda sessão, provando que a RBR tem o melhor carro atualmente, mas sem ser confiável.

As Ferraris tiveram um dia apagado, com muitas dificuldades em relação ao acerto dos carros. Na primeira sessão, Alonso foi 8ª e Massa o 11º, já na segunda o espanhol foi sétimo enquanto Massa foi apenas o 15º. Mesmo assim, acredito que disputarão com a Mclaren a segunda fila, ou quem sabe a pole, com a Mercedes um pouco mais atrás, porém no embalo do Big Four. O que me preocupa na escuderia de Maranello é o fato desta utilizar o terceiro motor de ambos os pilotos na terceira etapa, quando as equipes só têm oito propulsores para as 19 etapas por carro, com o nono cabendo punição. É lógico que poderão reutilizar os motores que estão funcionando destes oito, mas há algum problema no projeto do carro quanto à aquecimento, que o temor de uma quebra faça a equipe utilizar a cautela. Já Barrichello teve um treino discreto, com 18º tempo na primeira sessão e o 16º na segunda.

Lá atrás tudo segue na mesma, com a Lotus mais organizada e na frente da Virgin, enquanto a Hispania segue girando cerca de dois segundos mais lenta que as outras novatas e seis segundos em relação à Hamilton. Nesta corrida, a equipe de Bruno Senna trouxe algumas modificações aerodinâmicas que visam melhorar o carro, ou melhor, deixá-lo menos pior. Porém só a partir do terceiro treino que poderemos ver o quanto melhoraram.

A chuva, que é aguardada ansiosamente para a corrida, em virtude da competitividade que pode trazer como fora na Austrália, só veio após o treino, e em forma de dilúvio, o que é tradicional nesta época do ano em Sepang. Os treinos de sexta foram realizados com pista seca, porém a meteorologia prevê chuva tanto para sábado quando para a corrida de domingo. Mesmo com o treino oficial e a corrida sendo antecipados para às 16h locais, um dilúvio traria enormes problemas, em função do pouco tempo de espera em função da luz natural. Está na hora da FIA exigir iluminação em todas as pistas asiáticas, para que não se tenha uma nova corrida abreviada, como fora na própria Malásia no ano passado.

Vou tentar olhar o terceiro treino, porém minhas atenções estarão voltadas mesmo ao treino oficial que define o grid de largada, que será às 5h de Brasília, mesmo horário que será dada a largada no domingo. RBRs continuam favoritas por terem o melhor carro, porém a Mclaren também promete ser competitiva e brigar pela ponta.




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