segunda-feira, 29 de março de 2010

Velhinhos do Milan cansam na Hora “H” e se complicam no Calcio

Há duas rodadas, o Milan tinha o queijo e a faca na mão para assumir a liderança do Campeonato Italiano, desbancando a Internazionale que havia perdido por 3x1 para o Catania fora de casa. Uma vitória simples Rossonera em casa contra o Napoli era o suficiente para assumir a ponta, porém a equipe não saiu do 1x1 e perdeu a chance.

Na rodada 30, o Milan perdeu para o Parma por 1x0 enquanto a Internazionale venceu por 3x0 e abriu vantagem, e nem a derrota Nerazurri para a Roma na rodada 31, foi suficiente para que o Milan novamente encostasse, pois a equipe acabou empatando novamente em 1x1, desta vez contra a Lazio em San Siro.

No confronto de hoje, sem Ronaldinho Gaúcho e Pirlo, o Milan teve muitas dificuldades para atacar a Lazio, que jogava recuada e explorava os contra-ataques. A equipe Rossonera teve um início de jogo tentando impor pressão, conseguindo um pênalti sofrido por Flamini e convertido por Borriello. Porém a Lazio chegou ao gol de empate com o suíço Lichtsteiner, que aproveitou um cruzamento e a falha defensiva Rossonera para empatar a partida. Após o gol, o Milan até conseguiu criar algumas chances, porém a dupla de atacantes formada por Inzagui e Borriello deixou a desejar, desperdiçando as minguadas oportunidades criadas pelo deficiente meio-campo Rossonero. A Lazio, que luta contra o rebaixamento, conseguiu segurar o resultado jogando recuado, complicando os planos Rossoneros de título.

Não vou dizer que o Milan deu adeus ao titulo, porém as coisas ficaram mais difíceis agora, faltando 7 rodadas para o fim. A equipe está há três pontos da líder Inter e há dois da Roma. Porém o futebol da equipe é muito pobre, dependendo única e exclusivamente da habilidade de Ronaldinho Gaúcho para criar as chances para os atacantes conseguirem converter em gols, após várias tentativas. Tirando Alexandre Pato, o desempenho do ataque Rossonero é deprimente.

No momento crucial do campeonato, o Milan dá sinais de cansaço pelo seu elenco formato por vários jogadores veteranos. No grupo há vários jogadores com 30 anos ou mais, vejamos: Dida 36 anos, Abbiati 32, Kaladze 32, Oddo 33, Zambrotta 33, Nesta 34, Jankulovski 32, Favalli 38, Gattuso 32, Seedorf 33, Pirlo 30, Ambrosini 32, Beckham 34, Inzaghi 36 e Ronaldinho 30. Há revelações que compõem o elenco como os brasileiros Thiago Silva e Alexandre Pato. Porém as outras contratações não deram a resposta esperada, com qualidade técnica muito aquém para uma equipe como o Milan. Além disso, muitos veteranos já passaram do tempo, como o caso de Inzaghi e Beckham, já outros nem tão veteranos assim como Pirlo, Gattuso e Zambrotta caíram drasticamente de produção, além das constantes lesões do elenco.

O Milan parece viver do passado, afinal se voltarmos cinco anos, o elenco é praticamente o mesmo, tirando um ou outro jogador que saiu ou foi vendido, como Kaká, e as contratações. Com exceção de Kaká pela volumosa quantia, lá um jogador só sai quando quer, e como é uma equipe de tradição e que pode bancar bons salários a nível europeu, os jogadores acabam continuando. Este elenco foi fortíssimo entre 2003 e 2007, quando a equipe chegou há três finais de Champions League, faturando duas e perdendo uma após estar ganhando de 3x0 do Liverpool e permitindo o empate. A renovação não é suficiente, pois há muitos erros nas contratações, geralmente de qualidade duvidosa. Para a próxima temporada é bom mudar 50% do elenco, além de contratar um treinador mais experiente, para que os Rossoneros voltem a reinar no cenário europeu.


2 comentários:

  1. Pois é cara, o Milan tem um time titular muito envelhecido com a maioria acima dos 30 anos. Não tem grandes opções, a maioria de veteranos também daí quando o campeonato afunilou a equipe sofreu um back.

    ResponderExcluir