Devido a problemas técnicos, só agora consigo postar sobre a Formula 1. Em um grande GP, diga-se de passagem, proporcionado pela existência de uma chuva leve no inicio da prova, que acabou modificando a história da corrida, Button teve toda a sorte à seu favor e aliado com a sua competência de atual campeão mundial faturou sua primeira vitória do comando da McLaren.
A corrida começou com Felipe Massa conseguindo uma ótima largada, saindo da quinta posição para a segunda, e na primeira curva com um acidente envolvendo Button, Alonso e Michael Schumacher. O inglês bateu no espanhol que rodou e avariou o bico do carro do alemão. A primeira volta ainda reservou uma forte batida envolvendo Kobayashi, Buemi e Hülkenberg, com o japonês perdendo o controle do carro e fazendo um strike nos outros dois pilotos. Schumacher e Alonso acabaram ficando atrás na relargada, tendo que fazer uma corrida de recuperação.
Retomada a bandeira verde, Hamilton passou Button e Webber passa Felipe Massa, com o australiano retornando ao segundo lugar. Na sétima volta, Button foi o primeiro dos ponteiros a fazer sua parada de Box, para colocar pneus de pista seca. O inglês teve um pouco de dificuldade, porém conseguia girar bem mais rápido que os outros pilotos, que acabaram parando algumas depois. Após as paradas, as primeiras colocações ficaram com Vettel, Button, Kubica, Rosberg e Massa, com Webber e Hamilton logo atrás e girando mais rápido que o brasileiro. Quando Webber conseguiu a ultrapassagem, Hamilton pegou o vácuo e também passou Massa, porém o inglês se empolgou e tentou passar o australiano, com os dois se encontrando no meio do caminho e facilitando a vida de Massa, que recuperou a posição de ambos.
Naquela altura, Alonso já chegara na briga, e os quatro pilotos protagonizaram uma ótima disputa, com muitas tentativas de ultrapassagens e muitos erros, que acabavam variando as posições, com o inglês finalmente conseguindo ultrapassar Massa, e depois Rosberg. Na briga ponta, Button acabava assumindo a liderança na volta 26, quando Vettel com problemas nos freios roda sozinho e fica na brita. O atual campeão mundial começava abrir de Kubica, enquanto Hamilton estava limitado pelo ritmo do piloto polonês. Prevendo o desgaste dos pneus macios, Hamilton e Webber acabaram fazendo a segunda troca de pneus, enquanto os outros pilotos optaram por terminar a corrida com os pneus macios da primeira parada. Hamilton e Webber começavam a girar cerca de dois segundos mais rápidos que os pilotos da frente, chegando em algumas voltas em Kubica, Massa e Alonso.
Na penúltima volta, Hamilton foi com tudo pra cima de Alonso, com o espanhol fechando o inglês, que acabou sendo pego por Webber e os dois acabaram rodando. Button acabou ganhando sem problemas a corrida, com Kubica terminando em segundo com a Renault e Massa completou o pódio. Hamilton ainda conseguiu chegar no sexto lugar.
Foi uma corrida relativamente competitiva e com emoção, principalmente devido à chuva. Se fosse disputada inteiramente em pista seca, talvez tivéssemos mais uma corrida sem grandes emoções. A única emoção que se tem é em relação ao desgaste dos pneus, que faz a diferença de volta entre os pilotos serem grandes.
As equipes novatas, devido ao escasso período de testes antes da temporada, não conseguem evoluir, ficando entre três e cinco segundos mais lentas que os demais competidores, levando várias voltas na corrida. A FIA deveria permitir testes tanto para as novatas quanto para as outras escuderias, pois qualquer categoria tem seus testes ao longo da temporada, e não seria a principal categoria de monopostos que iria usar a desculpa de altos gastos para impedi-los.
Outro pitaco é em relação ao horário da corrida. Se houvesse um temporal, provavelmente a corrida terminaria bem antes, como fora ano passado na Malásia. Este horário local das 17h para favorecer o publico europeu não me agrada, pois em um temporal a visibilidade fica mínima e não há condições de realizar a prova. Ou a FIA obriga os circuitos a colocarem iluminação artificial como é feito em Abu Dhabi e Cingapura, ou volta às 14h locais.
A corrida começou com Felipe Massa conseguindo uma ótima largada, saindo da quinta posição para a segunda, e na primeira curva com um acidente envolvendo Button, Alonso e Michael Schumacher. O inglês bateu no espanhol que rodou e avariou o bico do carro do alemão. A primeira volta ainda reservou uma forte batida envolvendo Kobayashi, Buemi e Hülkenberg, com o japonês perdendo o controle do carro e fazendo um strike nos outros dois pilotos. Schumacher e Alonso acabaram ficando atrás na relargada, tendo que fazer uma corrida de recuperação.
Retomada a bandeira verde, Hamilton passou Button e Webber passa Felipe Massa, com o australiano retornando ao segundo lugar. Na sétima volta, Button foi o primeiro dos ponteiros a fazer sua parada de Box, para colocar pneus de pista seca. O inglês teve um pouco de dificuldade, porém conseguia girar bem mais rápido que os outros pilotos, que acabaram parando algumas depois. Após as paradas, as primeiras colocações ficaram com Vettel, Button, Kubica, Rosberg e Massa, com Webber e Hamilton logo atrás e girando mais rápido que o brasileiro. Quando Webber conseguiu a ultrapassagem, Hamilton pegou o vácuo e também passou Massa, porém o inglês se empolgou e tentou passar o australiano, com os dois se encontrando no meio do caminho e facilitando a vida de Massa, que recuperou a posição de ambos.
Naquela altura, Alonso já chegara na briga, e os quatro pilotos protagonizaram uma ótima disputa, com muitas tentativas de ultrapassagens e muitos erros, que acabavam variando as posições, com o inglês finalmente conseguindo ultrapassar Massa, e depois Rosberg. Na briga ponta, Button acabava assumindo a liderança na volta 26, quando Vettel com problemas nos freios roda sozinho e fica na brita. O atual campeão mundial começava abrir de Kubica, enquanto Hamilton estava limitado pelo ritmo do piloto polonês. Prevendo o desgaste dos pneus macios, Hamilton e Webber acabaram fazendo a segunda troca de pneus, enquanto os outros pilotos optaram por terminar a corrida com os pneus macios da primeira parada. Hamilton e Webber começavam a girar cerca de dois segundos mais rápidos que os pilotos da frente, chegando em algumas voltas em Kubica, Massa e Alonso.
Na penúltima volta, Hamilton foi com tudo pra cima de Alonso, com o espanhol fechando o inglês, que acabou sendo pego por Webber e os dois acabaram rodando. Button acabou ganhando sem problemas a corrida, com Kubica terminando em segundo com a Renault e Massa completou o pódio. Hamilton ainda conseguiu chegar no sexto lugar.
Foi uma corrida relativamente competitiva e com emoção, principalmente devido à chuva. Se fosse disputada inteiramente em pista seca, talvez tivéssemos mais uma corrida sem grandes emoções. A única emoção que se tem é em relação ao desgaste dos pneus, que faz a diferença de volta entre os pilotos serem grandes.
As equipes novatas, devido ao escasso período de testes antes da temporada, não conseguem evoluir, ficando entre três e cinco segundos mais lentas que os demais competidores, levando várias voltas na corrida. A FIA deveria permitir testes tanto para as novatas quanto para as outras escuderias, pois qualquer categoria tem seus testes ao longo da temporada, e não seria a principal categoria de monopostos que iria usar a desculpa de altos gastos para impedi-los.
Outro pitaco é em relação ao horário da corrida. Se houvesse um temporal, provavelmente a corrida terminaria bem antes, como fora ano passado na Malásia. Este horário local das 17h para favorecer o publico europeu não me agrada, pois em um temporal a visibilidade fica mínima e não há condições de realizar a prova. Ou a FIA obriga os circuitos a colocarem iluminação artificial como é feito em Abu Dhabi e Cingapura, ou volta às 14h locais.
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