A quarta-feira foi marcada pelo confronto de várias seleções que irão à Copa 2010, com direito a grandes duelos de favoritas. Argentina e Espanha venceram fora de casa Alemanha e França respectivamente, mostrando totais condições de brigar pela taça de campeão mundial.
No jogo de maior relevância do dia, a Argentina foi até a Allianz Arena enfrentar a Alemanha. Maradona acabou inovando, escalando a seleção próxima ao que considera ideal. O jovem jogador Otamendi do Vélez acabou tendo uma chance para começar a partida, compondo o meio com Mascherano, Verón e Di Maria, enquanto Higuaín definitivamente sai na frente na briga pela titularidade de companheiro de Messi.
E foi o atacante do Real Madrid que fez o gol que deu a vitória aos argentinos, diga-se de passagem, um lindo gol que começou a partir de um contra-ataque após intervenção do goleiro Romero, que sobrou pra Di Maria lançar o atacante que passou pelo goleiro Adler e concluiu ao gol. A má noticia do dia foi a lesão de Demichelis, que teve afundamento de malar após choque com Ballack.
Com o crescimento de Higuaín, que virou titular incontestável, Tevez se consolida como opção assim como Aguero. Romero deverá ser o goleiro titular, enquanto o meio ainda é uma incógnita, apenas com a consolidação de Veron e Mascherano como titulares. Ainda falta segurança na zaga, porém a formação com Samuel e Demichelis parece ser a melhor possível. Já a deficiência está nas alas, pois não há jogadores de reconhecida qualidade tanto para a esquerda quanto para a direita.
Esperava mais da seleção alemã, com o treinador Joachim Löw testando jogadores jovens, como Thomas Muller do Bayern. O brasileiro agora naturalizado alemão Cacau não é tão jovem, porém também foi testado pelo treinador na segunda etapa. A equipe tem um sistema defensivo bom, com um meio consistente, porém neste jogo faltou criatividade no meio-campo, com Schweinsteiger e Ballack rendendo abaixo do esperado, alem do ataque com Podolski jogando recuado, Muller e Klose não funcionar.
Já no Stade de France, a “fúria” espanhola fez desta vez os franceses de vitima. Com um placar de 2x0, gols de David Villa e Sergio Ramos. A meu ver, no primeiro gol marcado por Villa, que fora lançado em profundidade por Iniesta e concluindo na saída do goleiro, o atacante estava levemente impedido. Já no segundo gol, ainda na primeira etapa, houve uma linda jogada individual de Sergio Ramos, que se livrou da defesa na entrada da área e chutou cruzado. Foi um jogo com poucas oportunidades de gol, onde a “fúria” nas oportunidades que teve, soube aproveitar e vencer a partida.
A Espanha, mostra que tem muito material humano, principalmente do meio para frente. Jogadores como David Silva, Xabi Alonso, Iniesta, Xavi, Fábregas, Torres e David Villa são ótimas opções. O treinador Vicente del Bosque terá uma dor de cabeça para definir a melhor escalação, porém dificilmente será a que eu imagino, formada por: Casillas, Sergio Ramos, Marchena, Albiol e Capdevilla;Xavi, Xabi Alonso, Iniesta e Fábregas; Villa e Torres. Do meio para frente, considero o melhor material humano, melhor inclusive que o Brasil e a Argentina, enquanto a defesa considero o ponto fraco, com a falta de um zagueiro xerifão e de um lateral esquerdo mais qualificado.
Já a França parece ainda não ter encontrado a melhor formação defensiva e de meio campo. Os zagueiros Ciani e Escudé não mostraram ainda a segurança necessária, enquanto no meio o técnico Raymond Domenech terá que achar uma maneira de colocar Malouda e Ribery na mesma equipe. Não sei se há opções melhores para a zaga, talvez Mexés e Gallas poderão ser melhor observados nesses meses que faltam para o mundial. Já no ataque, Domenech terá uma boa opção, com Benzema, Anelka e Henry, podendo fazer um ataque com três jogadores, ou recuando o jogador do Real Madrid para jogar um pouco mais atrás.
Nos jogos que tem ligação o Brasil por estar no grupo brasileiro da Copa, Portugal recebeu a China em Coimbra vencendo por 2x0, gols de Liédson e Hugo Almeida. Como destaques o esquema ofensivo montado por Queiroz, no tradicional esquema 4-3-3 com o ataque formado por Nani, Cristiano Ronaldo e Hugo Almeida, com Simão jogando mais recuado e se juntando aos atacantes. Nani e Cristiano Ronaldo jogam nas pontas, como pude presenciar em alguns jogos no último ano.
Já a Costa do Marfim acabou sendo superada em casa pela Coreia do Sul por 2x0, gols de Lee e Tae. Ainda me pergunto o que motivou tanta queda de rendimento na equipe africana, que ficou nas quartas de finais da Copa das Nações Africanas, porém sem apresentar um bom futebol. Tem bons jogadores e poderá incomodar o Brasil.
Nos demais jogos, destaque para a vitória do Uruguai contra a Suíça por 3x1 fora de casa, gols de Forlan, Suarez e Cavani. A Suíça é sempre um osso duro de roer, principalmente em relação a sua defesa, que é sempre uma das menos vazadas, e isso serve de virtudes para a equipe sul-americana, que desta vez me anima para a copa, devendo passar para o segundo grupo. Já a África do Sul, escolheu um adversário a dedo e mesmo assim não conseguiu vencer a Namíbia, que nem se classificou para a Copa Africana de Nações, empatando em 1x1 jogando em Durban.
A Inglaterra teve dificuldades, porém conseguiu virar o jogo contra o Egito em Wembley, ganhando de 3x1 com direito a dois gols de Peter Crouch. Já Italia não saiu do 0x0 diante de Camarões, jogando em Mônaco.
Os últimos testes foram feitos, agora é esperar a Copa do Mundo que começa em Junho. Confesso estar ansioso por esta Copa mais do que em 2006, pois a Seleção Brasileira fez uma ótima preparação com ótimos resultados, além de ter as seleções argentina, espanhola, inglesa e holandesa fortes, com Itália e Alemanha correndo por fora. Promessa de uma copa bem técnica e com muitos bons jogos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário