sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

F1 em ritmo de treinos, porém ainda com indefinições

Há um pouco mais de um mês da primeira etapa, no Bahrein, a F1 ainda respira indefinições. Das 26 vagas no grid, 24 já estão definidas, faltando apenas a definição do companheiro de Bruno Senna na Campos e da segunda vaga da USF1. Isto na melhor das hipóteses, pois ainda não se sabe se estas duas escuderias conseguirão alinhar seus carros no grid devido à situação financeira e de projeto de ambas. Ainda tem o projeto da Stefan GP, que está com seu projeto pronto e realizará testes privados aguardando um aval da FIA para poder alinhar no grid, provavelmente no lugar de Campos ou USF1.


O mês de fevereiro é reservado para as sessões coletivas de testes, onde pilotos e equipes poderão desenvolver o equipamento e acertar o carro para a etapa de estreia, daí 14 de março no Bahrein. Ao todo são 15 dias de sessões coletivas, sendo uma em Valencia, duas em Jerez de La Frontera e uma na Catalunha. A Ferrari se mostrou mais rápida em Valencia, porém não esta tendo um bom desempenho em Jerez. Já a Virgen, que foi projetada sem o uso do túnel de vento, anda sempre vários segundos atrás das outras equipes. Porém ainda é muito cedo para ter alguma opinião definitiva quanto ao potencial de cada equipe, pois não se sabe em que condições elas estão testando.


Finalmente regulamento 2010 foi definido e ratificado para a FIA

Grande parte do regulamento da Temporada 2010 já havia sido definido no último ano, juntamente com a definição do Pacto de Concórdia. Já havia sido definido que nesta temporada não haveria mais reabastecimento, além do aumento do numero máximo de carros de 24 para 26, também o aumento do peso mínimo dos carros para 620 KG e a manutenção da regra do uso de até 8 motores por carro, evitando assim perda de punições.

Outras regras estavam com a alteração bem encaminhada, porém ainda não haviam sido ratificadas pela FIA, o que acabou acontecendo nesta sexta-feira. Foi aprovada a nova pontuação, que premia os 10 primeiros colocados nos GPs, além de dar uma generosa vantagem de 7 pontos ao vencedor, estimulando os pilotos a buscarem a vitória. Já em relação aos treinos classificatórios, os pilotos que chegarem ao Q3 para disputar a pole, terão que começar a corrida com os mesmos compostos de pneus utilizados no Q3. Quanto aos motores, em cada corrida em que o motor extra for utilizado, o piloto perderá 10 posições no grid, e caso este precise usar dois motores extras no mesmo fim de semana, perderá 10 posições no grid da corrida e também na próxima.

Novo Silverstone

Divulgado o projeto de remodelação do circuito de Silverstone. A F1 usará o novo traçado já nesta temporada, projetado para a Moto GP. Com isso, o traçado será aumentado em 760 metros.


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