Nesta semana, a Google lançou mais uma novidade chamada Buzz. A ferramenta, integrada ao serviço de e-mail Gmail, também pertencente à companhia, terá como funcionalidades a criação de uma rede social entre os contatos do e-mail, com a possibilidade de trocas de mensagens públicas e privadas, além do compartilhamento de outros serviços do Google como o Picasa (fotos), Gtalk (mensageiro instantâneo), Youtube (vídeos), Reader (leitor de feeds), Blogspot (blog) e até de serviços externos, como o Flickr e o Twitter.
Com o Buzz, o usuário poderá escolher dentro da sua lista de contatos quem vai seguir, podendo ler as mensagens postadas pelos usuários a serem seguidos, assim como poderá ser seguido por outros usuários, com estes podendo ler as mensagens enviadas por quem o seguem, exatamente como funciona no Twitter. Só que a diferença é que estes contatos já estão previamente cadastrados na base do Gmail, com os usuários que trocam constantemente mensagens de e-mail e bate-papo aparecendo como seguidores automáticos.
Quanto às postagens, o Usuário poderá escolher a privacidade, que vai entre postar para todos os seguidores (público), ou apenas para um grupo de contatos (privado), estes configurados a partir da opção Contatos do Gmail. Não há limite de caracteres como o Twitter (140), e a ferramenta aceita o envio de fotos e links junto com a postagem.
Quanto ao acesso, o Buzz é um link logo abaixo da Caixa de Entrada (levando-se em conta a configuração default do Gmail) onde aparece a tela de postagem, juntamente com as suas opções e as mensagens recebidas pelos contatos. Quando há novas mensagens, o número de novidades aparece entre parênteses ao lado do link Buzz, assim como é feito com os outros menus do Gmail.
Já em relação à configuração da ferramenta, o Usuário poderá selecionar quais serviços Google (mais Flickr e Twitter) que gostaria de compartilhar as atualizações com seus amigos, adicionando ou removendo conforme for seu gosto e configurando o nivel de privacidade. Como default, o Buzz vem com o Picasa e o Google Reader já conectados com a privacidade pública.
É uma ferramenta simples, que promete integrar na interface os serviços que o Google oferece, assim como o Google Wave prometia, só que este pela sua complexidade e dificuldade de uso para os usuários finais, acabou não caindo no gosto popular, ficando reservado apenas para quem já tenha noções avançadas de informática e pequenas comunidades.
O Buzz já vem ainda com portabilidade mobile, oferecendo recursos adicionais para quem possua celular ou smartphone com GPS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário