segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Nem Benfica nem Porto, Portugal curva-se ao Braga

Em um campeonato periférico na Europa, sendo apenas atrativo no Brasil por questões culturais e pelo grande número de brasileiros disputando, a Liga Sagres, vulgo campeonato Português, terminou o seu primeiro turno com o emergente Braga como campeão simbólico, ganhando nos critérios de desempate do Benfica, que também terminou com os mesmos 36 pontos.

Esta façanha bracarense não foi pequena, visto que o Campeonato Português é tomado pela hegemonia de Porto, Benfica e Sporting. Apenas em duas oportunidades, em 1945/46 e 2000/01 o titulo do campeonato não ficou com um dos três times, quando Belenenses e Boavista foram campeões respectivamente.

A equipe conta atualmente com 12 brasileiros no elenco, sendo que o mais conhecido é Márcio Mossoró, campeão da Copa do Brasil 2004 pelo Paulista de Jundiaí, e que depois defendeu as cores do Internacional. A equipe também conta com o brasileiro naturalizado italiano Rodrigo Possebon, que saiu direto da base do Internacional para o Manchester United, sendo emprestado ao Braga nesta temporada para ganhar experiência. Os torcedores colorados ainda reconhecerão Renteria, que foi campeão da Libertadores 2006 no elenco do Internacional, não disputando o Mundial de Clubes da FIFA por ter sofrido uma grave lesão dias antes do mundial. Como destaques portugueses, a equipe conta com o goleiro Eduardo, que está no grupo de Portugal que vai a copa e também com Hugo Viana, que é o cérebro da equipe. É um bom time, mas nada de espetacular para os padrões portugueses.

A equipe manda seus jogos no estádio Axa, que é um dos mais bonitos do país e talvez da Europa. Dono de vários prêmios arquitetônicos, o estádio AXA foi construído para a Eurocopa 2004 realizada no país, tendo capacidade para pouco mais de 30.000 pessoas devidamente sentadas. O estádio está localizado na encosta de um monte, e possui duas bancadas laterais, e atrás dos gols fica a imagem das rochas de uma antiga pedreira, marcando a originalidade e a beleza do local.

Resta saber como a equipe vai se comportar na reta final da competição, pois já perdeu um dos seus melhores defensores (João Pereira) para o Sporting. O Benfica que está encostado na liderança anunciou as contratações dos brasileiros Alan Kardec (ex Vasco e Inter), Airton (Flamengo) e Éder Luis (Atlético-MG). Já era um grande elenco, e agora ficou ainda mais forte. Já o Porto, dono dos últimos quatro títulos portugueses, está quatro pontos atrás e com um elenco mais fraco em compensação aos anos anteriores, mas nem por isso menos competitivo, também está na luta pelo caneco.

Dificilmente o título será de um time diferente desses três, mesmo que o Sporting tenha uma ascensão meteórica. Ainda coloco o favoritismo no Benfica, que tem uma melhor equipe e maior elenco, porém tudo pode acontecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário