Terminado o período de recesso, o Internacional regressou para as atividades de pré-temporada no último dia 4. O clube utilizará uma equipe B para os primeiros jogos do Gauchão, cuja estreia esta marcada para o próximo domingo, 17 de janeiro, contra o Ipiranga, no Beira-Rio.
Porém as atenções ficam voltadas para a equipe principal, que a principio terá sua pré-temporada esticada, visando uma melhor preparação para a estreia na Taça Libertadores, dia 23 de fevereiro, contra o vencedor do confronto preliminar entre Emelec ou Newell's Old Boys.
O clube contratou até agora o técnico uruguaio Jorge Forsatti, os laterais Nei e Bruno Silva, além do volante Wilson Mathias e do meio-campo Thiago Humberto. O time base para o início da temporada no esquema 3-6-1 é com Lauro, Índio, Bolívar e Fabiano Eller, Bruno Silva, Sandro, Guiñazu, Giuliano, D´Alessandro e Kléber, Alecsandro. Isto quer dizer que há apenas um novo nome na equipe que terminou o Campeonato Brasileiro do ano passado com o vice-campeonato: o lateral uruguaio Bruno Silva.
Outra mudança é de ordem tática, saiu um atacante e entrou um zagueiro, mudando relativamente o esquema comparado ao ano passado. A equipe continua sendo basicamente a mesma da segunda metade do brasileirão, que por muitas rodadas chegou a ter uma das piores campanhas do returno, se recuperando nas rodadas finais e terminando na 5ª posição, insuficiente para lhe dar o título brasileiro.
Há muita apreensão da torcida para duas posições importantes, cujos titulares são contestados no Beira-Rio: o goleiro e o centroavante. Lauro já provou ser um bom goleiro, fez defesas importantes em momentos decisivos, como na final da Copa Sul-americana de 2008, onde o Internacional sagrou-se campeão. Porém o goleiro se mostrou inseguro em 2009, sofrendo vários gols em bolas defensáveis e foi considerado um dos responsáveis pelo fracasso do Inter no centenário. Para uma competição como a Libertadores é preciso mais, um goleiro que faça a diferença e que além de defender as bolas defensáveis, faça grandes defesas para deixar a sua equipe em vantagem. A especulada volta do ex-goleiro colorado Renan cairia como uma luva para resolver este problema colorado e trazer uma maior tranquilidade para a equipe e para o torcedor.
Já no ataque, Alecsandro mostrou que faz muitos gols. É um centroavante nato, que precisa ser bem municiado para fazer seus gols. O problema é que nos momentos decisivos, Alecsandro passou em branco, além de perder várias chances incríveis de gol, que muitos renomados atacantes não perderiam. Por isso, não é uma unanimidade entre o torcedor, que gostaria de ver Sobis de volta. Para a Libertadores, Alecsandro é sim uma opção importante, porém todas as expectativas não podem ser voltadas somente a ele. O Internacional deveria contratar um atacante com poder de decisão para esta competição importante.
Ainda no time titular, há a expectativa sobre a defesa colorada. Muito vazada no brasileirão, o setor continua com os mesmos nomes de 2009 para 2010. Índio, Bolívar, Fabiano Eller, Sorondo e provavelmente Danny Morais disputarão três vagas propostas pelo esquema de Fossati. Resta saber se apenas a mudança de esquema resolverá o problema defensivo do Inter, deixando a defesa mais consistente.
Já em relação ao grupo, Fossati terá fartura apenas no meio-campo, onde vários bons jogadores disputarão posição: Sandro, Guiñazu, Wilson Mathias, Thiago Humberto, Giuliano, Andrezinho e D’Alessandro disputarão quatro vagas, pois as outras duas serão composta pelos alas. O grupo ainda mostra carências, como por exemplo, na lateral esquerda, onde Kleber não tem um reserva. O ataque, também mostra ser uma posição preocupante, visto que Marquinhos ainda não se firmou como jogador da equipe principal, Edu ainda não disse a que veio e Taison mostra estar em uma crise técnica que parece não ter fim.
A pouco mais de um mês o visual do Inter é de grandes indefinições, e sem reforços, a expectativa fica voltada para que Fossati faça a mágica de resolver todos os problemas colorados para ter uma grande campanha na primeira fase da Libertadores 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário