Estamos na última semana de Janeiro, e a temporada 2010 do futebol brasileiro começou já há pelo menos duas semanas nas grandes praças. Os estaduais, primeira competição da temporada, estão indo para a quarta rodada, tendo atuações fracas da maioria dos grandes times, e trazendo como consequência as primeiras cabeças consideradas culpadas pelo mau início. Só neste fim de semana, dois treinadores foram demitidos.

Outro clube que sofreu um processo de mudança na comissão técnicalogo na terceira rodada foi o Botafogo. Uma derrota humilhante por 6x0 em um clássico contra o Vasco, que vem da segunda divisão do Brasileirão, custou o emprego de Estevam Soares. A equipe perdeu uma de suas referências técnica, o zagueiro Juninho, e trouxe jogadores modestos e outros conhecidos como Herrera (ex Grêmio) e Sebastián Abreu (ex River Plate). O clube já anunciou Joel Santana como novo treinador.
O grande problema desses fracassos não se restringe somente ao treinador e a direção dos clubes, e sim ao calendário brasileiro. Sou totalmente contra ao calendário atual, que encerra na primeira semana de dezembro e começa aproximadamente no dia 15 de Janeiro. Levando em conta que os jogadores têm 30 dias de férias pelo regime da CLT, sobram aproximadamente 10 dias para que a equipe possa fazer o trabalho de pré-temporada e iniciar os primeiros jogos dos campeonatos estaduais.

Só se sabe que assim como está não pode ficar. Que a CBF diminua, extinga, ou crie inteligentemente outra medida que atenda os interesses dos grandes clubes em relação aos estaduais. Assim, haveriam mais datas para as outras competições, com os brasileiros da Libertadores disputando a Copa do Brasil, além das equipes grandes poderem organizar torneios de verão preparatórios entre os principais clubes brasileiros, e excursões para a Europa.
Enquanto isso, vemos equipes nanicas com dois ou mais meses de preparação dando trabalho às grandes equipes, tendo seus minutos de fama, e fazendo outras cabeças rolarem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário