quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

3-6-1: Esquema ideal para o Internacional?

Depois do primeiro post, onde foram colocadas as principais dificuldades em nível de material humano no Inter, este debaterá em relação ao primeiro esboço tático usado pelo treinador uruguaio Jorge Fossati.

O treinador uruguaio optou por começar os trabalhos de pré-temporada com o esquema 3-6-1, utilizado na LDU. A equipe base é formada por: Lauro; Índio, Bolívar e Eller; Bruno Silva, Sandro, Guiñazu, Giuliano, D’Alessandro e Kleber; Alecsandro.

Vejo o esquema como um grande erro no início do trabalho de Fossati. Demorei vários anos para achar uma concepção ideal para o 3-5-2, porém o 3-6-1 não consigo engolir. O esquema é muito defensivo, pouco utilizado, e quando é acionado, sempre traz dificuldades para a equipe que o utiliza. No Inter, o esquema precisará de uma doação integral de Giuliano e D’Alessandro e grande contribuição dos alas e volantes para que o jogo colorado flua.

Contra equipes fracas e em alguns jogos contra medias e grandes, o esquema deverá funcionar, porém bastará marcar os meias que o ataque do Inter virará inofensivo, com 7 jogadores atrás da linha da bola. Além disso, bastará o colorado tomar um gol para desmoronar na partida, visto que esta tática joga no erro do adversário, um anti-futebol.

Vejo o Inter mais eficaz em um esquema 4-4-2, com dois volantes e dois meias. A escalação base seria essa: Lauro; Bruno Silva, Bolivar, F. Eller e Kleber; Sandro, Guiñazu, Giuliano e D’Alessandro; Edu e Alecsandro. Seria uma equipe mais equilibrada, e com um goleiro e atacante contratados teria um melhor desempenho tanto dentro quanto fora de casa. Foi basicamente neste esquema (salvo a grande final por circunstância de suspensão) que o Inter jogou a Libertadores 2006, sob comando de Abel Braga.


Nesta quarta-feira às 20h, o colorado realizará um amistoso contra o Esportivo, com dois tempos de 50 minutos, onde um time atuará em cada tempo. É aguardar os próximos desdobramentos e a evolução do esquema de Fossati.

(Atualizado 22:30h)
No amistoso contra o Esportivo, o Internacional ganhou por 5x0, gols de Alecsandro, Taison, Giuliano, Glaydson e Thiago Humberto. O jogo foi dividido em dois tempos de 50 minutos, onde em cada tempo foi um time escalado.

Primeiro Tempo:
Lauro; Índio, Sorondo e Danny (D’Alessandro); Nei, Guiñazu, Sandro, Andrezinho e Kleber; Taison e Alecsandro.

Segundo Tempo:
Muriel; Danilo Silva, Bolívar e Arilton (Thiago Humberto); Bruno Silva, Glaydson (Maycon), Wilson Mathias, Giuliano (Talles Cunha), D’Alessandro (Marinho) e Fabiano Eller; Edu.

Não vi o jogo, mas pelo que pude ler no noticiario, o jogo foi importante porque Fossati alternou 3 esquemas diferentes durante a partida. Começou o jogo no 3-5-2 e mudou para o 4-4-2 com a entrada de D'Alessandro no lugar de Danny Morais. Já no segundo tempo, a equipe entrou no 3-6-1 que havia sendo treinado na pré-temporada. Dá para constatar que Fossati não é refém de um único esquema de jogo, e que dependendo do rendimento da equipe poderá alterar o esquema. Sobre isso falarei mais adiante, principalmente depois que tiver a oportunidade de ver o Inter entrar em campo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário