quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Mundial de Clubes da FIFA começa sem muita empolgação

Nesta quarta-feira, em meio à última rodada da fase de grupos da Champions League, começou o Mundial de Clubes da FIFA 2009, realizado em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

O Mundial que possui times de todos os continentes, além do país sede começou hoje, indo até o próximo dia 19 de dezembro, quando será realizada a grande final, que provavelmente contará com Barcelona (atual campeão da Champions League) com o Estudiantes de La Plata (atual campeão da Taça Libertadores).


Hoje foi realizado o jogo inaugural, correspondente a uma espécie de oitavas de final, com apenas dois times disputando este Play-off que leva a outra fase intermediária, chamada de quartas de final. O campeão sul-americano e o europeu só entram na fase de semifinais. No confronto desta quarta-feira, o anfitrião Al Ahli recebeu o Auckland City, da Nova Zelândia.

A partida foi de um nível técnico sofrível, digno das piores equipes varzeanas que encontramos por aí. Era um festival de passes errados, jogador tropeçando com a bola, gols perdidos displicentemente e na qual venceu a equipe menos pior: o Auckland City. O placar foi 2x0, gols de Dickinson e Chad Coombes, este proporcionou um dos melhores momentos da partida ao acertar um lindo chute da intermediária, em seu gol marcado. Com o resultado, o Auckland City foi apurado para enfrentar o Atlante do México, atual campeão da CONCACAF. O vencedor do confronto pegará o Barcelona nas semifinais. No outro lado da chave, o Estudiantes espera pelo vencedor do confronto entre o TP Mazembe e o Pohang Steelers.

Depois destas informações, que são irrelevantes para a maioria, tem que se criticar esta formula de disputa, que premia times semiamadores de se classificar, enquanto outros times com qualidade técnica infinitamente superior não podem participar. A FIFA precisa evitar que jogos com qualidade técnica sofrível aconteçam nesta competição. Nem sempre o mais justo é a melhor opção. Todo ano acabamos assistindo neste mundial um confronto entre equipes semiamadoras, que são goleadas mais adiante. O justo seria a classificação de mais equipes europeias e sul-americanas, para melhorar o nível técnico da competição e deixá-la atrativa para os telespectadores.

Os jogos da semifinais serão realizados sexta-feira e sábado, às 14h (Horário de Brasília). Sportv, ESPN Brasil e Band transmitem o torneio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário