quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Barcelona vence de virada e se classifica no Grupo F; Inter também se classifica

Nos jogos desta quarta-feira pela Champions League, válidos pelos Grupos E, F, G e H, os destaques ficaram por conta do Grupo F, onde Barcelona e Internazionale venceram seus jogos, garantindo classificação para as oitavas de finais da competição.

No estádio Valeriy Lobanovskiy em Kiev, o Barcelona enfrentou o Dynamo de Kiev precisando apenas de um empate para garantir a classificação para a próxima fase. A equipe treinada por Joseph Guardiola foi surpreendida logo aos 2 minutos, quando no primeiro lance de perigo do jogo em uma falta cobrada por Shevchenko, a bola desvia em um jogador ucraniano dentro da área e enganou Valdés, que tentou segurar a bola, porém ela entrou para o gol. O gol sofrido prematuramente não impediu que o Barcelona baixasse a guarda, e se entregasse na partida. Melhor tecnicamente à equipe ucraniana, os catalães passaram a dominar a posse de bola, buscando achar espaços na defesa ucraniana para empatar a partida. A equipe achava poucos espaços, e em um deles Messi quase empatou aos 11 minutos, quando invadiu a área e chutou rasteiro para a defesa do goleiro Shovkoski. O Dynamo recuou bastante, permitindo que o Barcelona alcançasse a marca de incríveis 72% de posse de bola, porém chutando pouco, e preferencialmente de fora da área. Aos 20 minutos, o brasileiro Daniel Alves arriscou um chute de fora da área, o goleiro ucraniano defendeu e ainda interceptou o rebote de Iniesta. A equipe catalã precisou usar a paciência para empatar a partida. Aos 32 minutos, depois de uma série de troca de passes a bola sobrou para Abidal cruzar na medida para Xavi ter o trabalho de desviar para o gol. Após o gol, o predomínio continuou catalão, que não conseguia transformá-lo em chances de gol.

O segundo tempo voltou com o Barcelona oferecendo seu jogo envolvente nos toques de bola, enquanto o Dynamo não tinha força ofensiva para pressionar a equipe espanhola, se restringindo a lances de bola parada. Aos 8 minutos, a equipe ucraniana perdeu grande chance com Leandro Almeida, que aproveitou uma falta cobrada por Shevchenko, e livre de cabeça acerta a rede pelo lado de fora. O Barcelona continuava trocando passes, buscando um espaço na defesa ucraniana, porém não estava fazendo uma boa partida, errava passes, enquanto o Dynamo começou a parar jogadas catalãs com faltas duras. Precisando da vitória para se classificar, a equipe mandante ficou mais ofensiva com a entrada de Ninkovic, porém não conseguia pressionar o Barcelona, enquanto a equipe catalã começou a achar mais espaços na defesa da equipe de Kiev. Em uma jogada rápida aos 39 minutos, Messi foi derrubado perto da entrada da área. O próprio atacante argentino cobrou com categoria para decretar a classificação do Barcelona para as oitavas de finais. O gol desmoronou completamente a equipe ucraniana, enquanto o Barcelona ainda teve duas grandes chances para marcar, com Messi novamente, com um chute obrigando o goleiro Shovkovski a defender com a perna, e em um chute forte de Ibrahimovic em cobrança de falta, onde o goleiro ucraniano espalmou como pode.

No outro jogo do grupo, realizado em Milão, a Inter precisava da vitória para seguir a diante na competição. A equipe italiana recebeu os russos do Rubin Kazan, e com uma vitória de 2x0 garantiu a classificação para as oitavas de finais como segunda colocada do Grupo F. O jogo começou com a equipe italiana partindo para o ataque em busca do gol, que lhe daria a classificação para a próxima fase. A equipe russa repetiu a dose usada em Barcelona, jogando de uma forma retraída e buscando os contra-ataques para dar o bote. A equipe italiana acabou perdendo prematuramente o zagueiro Samuel, que se lesionou para a entrada do zagueiro colombiano Córdoba logo aos 15 minutos. A troca trouxe uma leve turbulência no setor defensivo, com Karadeniz recebendo um grande lançamento na grande área e chutando para uma grande defesa de Júlio César. Apesar do susto, a Inter tinha o domínio da posse de bola, e chegou ao seu gol aos 30 minutos, quando em uma jogada pela esquerda, a zaga russa se atrapalhou e Balotteli de calcanhar achou Eto’o que chutou para o gol. A equipe russa foi melhorar apenas na segunda etapa, quando começou a pressionar a Inter, que acabou perdendo Stankovic machucado. O jogo ficou aberto, com chances para ambos os lados, até a Inter chegar ao seu segundo gol aos 18 minutos, quando Balotelli cobrou forte uma falta da intermediária, e o goleiro Ryzhikov não conseguiu defender. Após o gol, a partida ficou sobcontrole da Inter, que passou a trocar passes e ainda teve uma bola na trave com Sneijder.

O Grupo F terminou com o Barcelona líder com 11 pontos, enquanto a Internazionale se classificou como segundo com 9 pontos. Os russos do Rubin Kazan ainda ficaram com a vaga na Europe League.





Outros Grupos

O Grupo E, onde já estavam definidos os classificados, definiu a ordem de classificação das equipes nesta ultima rodada.

Em Liverpool, a Fiorentina bateu os ingleses em pleno Anfield, garantindo o primeiro lugar no Grupo E. A equipe italiana saiu na frente com um gol de Jorgensen aos 18 minutos da primeira etapa. Ainda na etapa inicial, Benayoun empatou para os ingleses. O gol que valeu o primeiro lugar para a Fiorentina só foi sair aos 45 minutos da etapa complementar, com Gilardino.

No outro jogo do grupo, o Lyon goleou os húngaros do Debreceni por 4x0. Gomis e Michael bastos fizeram aos 25 e 44 minutos da primeira etapa, enquanto Pjanic e Cissokho completaram o placar aos 14 e 31 minutos da segunda etapa, que somada a vitória da Fiorentina não foi suficiente para dar aos franceses o primeiro lugar no Grupo.





Já no Grupo G, composto por Sevilla, Stuttgart, Unirea e Rangers, a classificação ficou por conta dos espanhóis e dos alemães. O Sevilla, que já havia garantido classificação, garantiu também o primeiro lugar ao vencer o Rangers por 1x0 em Ramón Sánchez Pizjuán, gol de Kanouté aos 8 minutos da primeira etapa. A equipe de Luis Fabiano chegou aos 13 pontos e garantiu o primeiro lugar do Grupo.

A outra vaga foi decidida em confronto direto entre o Stuttgart e os romenos do Unirea. Em vantagem de poder empatar na Mercedes-Benz Arena, o Unirea não conteve o ímpeto inicial dos alemães e com 11 minutos via a sua classificação de uma forma completamente utópica. Isto porque, a equipe alemã abriu 3 gols neste período, aos 5 com Marica, 8 com Träsch e 11 com Progrebnyak. A equipe romena só conseguiu descontar a 1 minuto do segundo tempo, gol de Semedo. A vitória foi suficiente para que o Stuttgart ultrapassasse a equipe romena e garantisse a segunda vaga do Grupo G para as oitavas de finais.





Já no Grupo H, que estava praticamente definido com as classificações de Arsenal e Olympiacos, a sexta rodada serviu apenas para confirmar essa tendência.

O Arsenal foi até o Georgios Karaiskakis Stadium enfrentar o Olympiacos com uma equipe praticamente toda reserva. Favorecido por esta escolha dos “gunners”, o Olympiacos teve um pouco de dificuldades, porém conseguiu vencer os ingleses por 1x0, gol de Geraldo aos 2 minutos da etapa complementar.

A vitória do Olympiacos eliminava qualquer possibilidade do Standard Liége se classificar, restando à equipe romena brigar pela vaga à Europe League com os holandeses do AZ Alkmaar. O Standard precisava apenas de um empate em casa, e conseguiu a vaga ao empatar em 1x1 com os holandeses. Porém o gol de empate veio só aos 49 minutos da segunda etapa com Bolat. O AZ Alkmaar havia aberto o placar aos 42 minutos da primeira etapa, com Lens.

O Grupo H ficou definido com o Arsenal líder com 13 pontos, enquanto os gregos do Olympiacos ficaram com o segundo lugar com 10 pontos ganhos. Já o Standard Liège terá que se contentar com a vaga à Europe League.


Nenhum comentário:

Postar um comentário