A sexta rodada da fase de classificação da UEFA Champions League começou nesta terça-feira, confirmando as classificações de Milan, Real Madrid e Manchester United, e também presenciando os papelões de Atlético de Madrid e Juventus, que foram goleados em casa e terão que se contentar com a UEFA Europe League. Nenhum mandante venceu seu jogo, e o destaque ficou por conta de Cristiano Ronaldo, que marcou duas vezes, garantindo a classificação do Real Madrid e levando o Milan junto para a segunda fase pelo Grupo C.
O primeiro tempo começou com o Real Madrid buscando o ataque, enquanto o Olympique não conseguia passar pela defesa madrilena. A equipe merengue achou logo o seu primeiro gol aos 4 minutos, quando em uma falta na intermediária, Cristiano Ronaldo cobrou com categoria no ângulo direito de Mandanda, que tocou na bola, mas nada pode fazer para evitar o gol. O gol deu tranquilidade ao Real Madrid, que passou a administrar as ações, controlando tecnicamente a partida, enquanto o Olympique buscava atacar os merengues. A equipe da casa conseguiu empatar aos 10 minutos, quando em um cruzamento, Brandão cabeceou para o gol, porém a bola bateu em Albiol que afastou mal e a bola sobrou para Lucho González empatar a partida. O gol fez a equipe francesa crescer na partida, pressionando para conseguir a virada, enquanto o Real Madrid pouco chegava ao ataque. Aos 15 minutos, Brandão foi lançado em profundidade e apenas desviou de Casillas, porém o atacante estava adiantado e o árbitro alemão Wolfgang Stark invalidou o gol. O Real Madrid pouco chegava ao ataque, mas quando chegava, trazia perigo ao gol de Mandanda. Aos 27 minutos, em um escanteio cobrado por Van der Vaart, Cristiano Ronaldo colocou na trave, e no rebote Higuain chutou para grande defesa de Mandanda, e em novo rebote, Sérgio Ramos chutou e a bola desviou em um defensor do Olympique saíndo para fora. No final da primeira etapa, o Real Madrid cresceu na partida, perdendo algumas chances de acabar a primeira etapa em vantagem.
O segundo tempo voltou com muita correria, porém a primeira chance a gol foi só aos 8 minutos, quando Van der Vaart chutou, o goleiro Mandanda defendeu e no rebote Marcelo chutou por cima do gol. O Real Madrid começava a pressionar a equipe francesa, perdendo uma grande chance com Marcelo, que recebeu na ponta esquerda e com um chute cruzado obrigou Mandanda a fazer uma grande defesa. No escanteio cobrado por Van der Vaart, a bola desviou na intermediária e sobrou para Albiol chutar para o gol. Após o gol, o Olympique começou a pressionar o Real Madrid em busca do empate, criando várias chances, tendo um pênalti a seu favor aos 20 minutos, quando Niang foi lançado na entrada da área, sendo derrubado por Casillas, que deu um carrinho no atacante, que com o tombo acabou lesionando o ombro, necessitando ser substituído. Na cobrança, Lucho González tentou tirar de Mandanda, porém acabou acertando o travessão de Casillas. A perda do melhor jogador acabou enfraquecendo o poderio ofensivo do Olympique, enquanto o Real Madrid, com as entradas de Raúl e Benzema, achou mais espaços para contra-atacar, e em um deles aos 34 minutos, Diarra lançou Cristiano Ronaldo, que dividiu com o Goleiro Mandanda e a bola sobrou para ele tocar no gol vazio, selando a vitória e a classificação do Real Madrid para as oitavas de finais, e levando o Milan junto, que se classificou como segundo do Grupo C.
No outro jogo do Grupo C, o Milan foi até Zurique enfrentar o Zurich, que já estava sem chances de classificação para a próxima fase. O jogo começou com o Milan melhor, buscando o gol que lhe daria a classificação sem depender do outro jogo. Logo aos 6 minutos, Leoni fez uma grande defesa em chute cruzado de Alexandre Pato. O Zurich estava acuado com a pressão Rossonera, demorando a entrar na partida. Porém aos poucos, a equipe suíça começava a atacar mais, criando chances de gol. Aos 29 minutos, em cobrança de falta, Gajic cobrou no canto direito de Dida para abrir o placar. O gol motivou o Zurich, que tomou o controle da partida, tendo várias chances para ampliar o placar, enquanto o Milan apostava nos contra-ataques, com pouca eficiência ofensiva. No segundo tempo, o Milan voltou melhor, e começou a pressionar a equipe em busca do empate, que lhe daria a classificação devido à combinação com o jogo de Marseile. A equipe suíça se defendia como podia, porém aos 18 minutos Rochat derrubou Borrielo dentro da área, levando o cartão vermelho do árbitro Pedro Proença. Ronaldinho Gaúcho desviou do goleiro empatando a partida. Em vantagem numérica, o Milan partiu pra cima para fazer o gol da vitória, que lhe garantiria a classificação, porém os suíços conseguiram segurar o ímpeto Rossoneri, terminando com honra a sua participação na Liga dos Campeões. O resultado serviu para classificar o Milan como segundo colocado no Grupo C, enquanto o Real Madrid terminou como primeiro.
Demais Grupos:
No Grupo A, a Juventus fez o papelão da rodada, ao ser goleada em pleno estádio Olímpico de Turim pelos alemões do Bayern de Munich. Em uma jornada desastrosa, a equipe italiana acabou perdendo por 4x1, sendo eliminada da competição. A equipe italiana saiu na frente, com gol de Trezeguet aos 19 minutos, porém logo depois sofreu o gol de empate com o goleiro alemão Butt cobrando pênalti para o Bayern. Na segunda etapa, a equipe alemã selou a vitória que lhe deu a classificação com o segundo lugar do grupo com os gols de Olic aos 6 minutos, Mario Gomez aos 38 e Tymoschtschuk aos 45.
O primeiro lugar do grupo ficou com o Bordeaux, que foi até Israel enfrentar o Maccabi Haifa, e com um gol do brasileiro Jussiê na primeira etapa, encerrou uma primeira faze quase perfeita. A equipe francesa somou 16 pontos em 18 possíveis, apenas empatando contra a Juventus em Turim na primeira rodada.
Já no Grupo B, o Manchester United confirmou a classificação no primeiro lugar vencendo o Wolfsburg na Alemanha por 3x1, com direito a "hat-trick" de Michael Owen. O atacante, que foi apelidado de menino prodígio pelo seu aparecimento meteórico na Copa de 98, abriu o placar para os "red devils" aos 43 minutos da primeira etapa. Na volta do segundo tempo, Dzeko empatou para os alemães, porém o inglês confirmou sua inspirada jornada ao marcar aos 38 e 45 minutos, eliminando a equipe alemã da competição, que agora terá que se contentar com a Europe League.
No outro jogo realizado no Beşiktaş İnönü Stadium, na Turquia, os russos do CSKA Moscou ganhou do Besiktas por 2x1. A equipe russa saiu na frente na primeira etapa com gol de Krasic. Porém no segundo tempo o brasileiro Bobo empatou para os turcos já no final da segunda etapa. O resultado já dava a classificação para o CSKA, que ainda teve fôlego para confirmar a vitória já aos 50 minutos da segunda etapa, com o russo Aldonin.
Já no Grupo D, que já estava definido até com a ordem de classificação para a próxima fase, o Chelsea recebeu no Stamford Bridge o APOEL do Chipre. Jogando com uma equipe mista, os ingleses foram surpreendidos com um gol de Zewlakow aos 6 minutos de jogo, porém conseguiram virar ainda na primeira etapa, com gols dos titulares Essien aos 19 e Drogba aos 26. Porém já no final da partida, Mirosavljevic empatou para os chiprianos, que foram aos 3 pontos, mesma pontuação do Atlético de Madrid, porém ficou em último lugar no Grupo D por perder nos critérios de desempate.
A equipe de Madrid fez outro papelão nesta rodada de terça-feira ao levar 3x0 do Porto em pleno Vicente Calderón. Os dragões abriram o placar logo aos 2 minutos de jogo com o zagueiro português Bruno Alves. Aos 14, o colombiano Falcao Garcia ampliou para os portistas, que confirmaram a vitória aos 31 minutos da segunda etapa, com o selecionável brasileiro Hulk. Mesmo sendo goleada, a equipe de Madrid ainda se classificou para a Europe League, por ter marcado um gol fora de casa no confronto direto diante do APOEL, cujos jogos foram 0x0 em Madrid e 1x1 no Chipre. Resta saber se a equipe de Kum Aguero que é apenas a 13ª na Liga Espanhola vai fazer outro fiasco, sendo eliminada da competição secundária da Europa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário