terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Os melhores do Campeonato Brasileiro 2009

Terminado o maior e mais importante campeonato do país, que dura praticamente 75% da temporada, é hora de premiar os melhores e também de planejar a próxima temporada neste período de recesso.


Ontem foram realizados os dois grandes eventos que premiam os maiores destaques do Brasileirão: A Bola de Prata, realizada pela Revista Placar em parceria com o canal ESPN Brasil, e o Prêmio Craque do Brasileirão, criado em conjunto pela Rede Globo e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

O Prêmio Bola de Prata, da Revista placar é o mais antigo e tradicional, instituído em 1970, e cujo critério de pontuação é a análise feita por jornalistas in loco no estádio, colocando notas para os jogadores, e aqueles que jogaram mais de 16 partidas tiverem a melhor média, é o Bola de Prata, enquanto o que tiver a maior média geral é o Bola de Ouro, que corresponde ao craque do campeonato.

Já o Prêmio Craque do Brasileirão foi instituído em 2005, para concorrer com o Bola de Prata, tendo como mentores a CBF, que organiza o Campeonato Brasileiro, com aval da Rede Globo, que detém os direitos de transmissão do torneio. A eleição é mais subjetiva, pois é feita através de jogadores, técnicos, jornalistas e ex-jogadores, que escolhem os três melhores de cada posição e na premiação eles são eleitos com troféu de bronze, prata e ouro.


Particularmente, considero o critério utilizado pela Bola de Prata melhor que o do Prêmio Craque Brasileirão, tanto que minha seleção do campeonato ficou mais parecida com o Bola de Prata, do que a do Prêmio Craque Brasileirão. Ontem assisti uma parte das duas premiações, e fiquei impressionado com deserção dos jogadores no prêmio da CBF/Rede Globo, enquanto no prêmio da Revista Placar, praticamente todos os jogadores compareceram para receber suas premiações.

Minha Seleção:

Nenhum comentário:

Postar um comentário