domingo, 8 de novembro de 2009

Jogos de Domingo da 34ª Rodada do Campeonato Brasileiro

Nos jogos de domingo da 34ª Rodada do Campeonato Brasileiro, os cariocas se deram bem. O Flamengo conseguiu uma importante vitória no jogo de seis pontos contra o Atlético Mineiro, no Mineirão. Botafogo e Fluminense venceram seus jogos contra Coritiba e Palmeiras e somam pontos importantes na tentativa de escapar do rebaixamento. Já Atlético-PR e Corinthians fizeram o dever de casa e também venceram.

O jogo começou com o Atlético-MG partindo pra cima, buscando o gol no início. A equipe mineira estava sufocando o Flamengo, enquanto a equipe carioca estava bem postada defensivamente e explorava os contra-ataques. Aos 10 minutos, o Flamengo conseguiu abrir o placar em um escanteio bem cobrado por Petkovic, que a bola fez uma curva e enganou o goleiro Carini, caracterizando-se em mais um gol olímpico do sérvio. O Atlético sentiu o gol, e começou a errar bastante, enquanto o Flamengo continuava com a sua postura defensiva e saindo nos contra-ataques. Aos 39 minutos, o Flamengo chegou ao seu segundo gol, em um contra-ataque puxado por Zé Roberto, que tocou pra Maldonado na entrada da área. O volante se livrou da marcação e tocou na saída do goleiro Carini. O Atlético-MG ainda teve uma grande chance para descontar na primeira etapa com Correa, que recebeu um passe açucarado de Eder Luis e chutou por cima do gol de Bruno.

No segundo tempo, o Galo voltou mais ofensivo com a entrada de Evandro, e disposto a descontar o placar. A tática deu certo, pois logo aos 5 minutos Ricardinho fez o primeiro gol do Galo, após receber um cruzamento de Thiago Feltri, e que desviou em Evandro no caminho. O gol deu ânimo ao Atlético, que passou a pressionar o Flamengo. A equipe treinada por Celso Roth desperdiçou várias chances pela falta de pontaria, e deu espaços aos contra-ataques do Flamengo. Apesar de o domínio da posse de bola e das ações do jogo estar com o Atlético, era o Flamengo que chegava com perigo e aos 36 minutos apareceu a figura do imperador, que definiu a partida ao escorar de cabeça um cruzamento de Fierro. O gol foi o golpe de misericórdia no Galo, que viu o Flamengo esfriar o jogo tentando preservar o resultado até o final da partida. Com a vitória, o Flamengo inverteu posição com o Galo na tabela e agora está a apenas dois pontos do líder São Paulo.




O desesperado Fluminense apoiado por cerca de 66 mil torcedores no Maracanã conseguiu uma importante vitória para seguir com o sonho de escapar do rebaixamento, e também contribuiu para acirrar a disputa pelo título brasileiro. A equipe carioca começou pressionando o Palmeiras, que limitava-se a tocar a bola e chegadas esporádicas ao ataque. Como estava muito quente no Rio de Janeiro, Carlos Simon parou o jogo para que os jogadores se hidratassem, e após o tempo técnico o jogo ficou mais movimentado e apareceu um lance polêmico. Aos 30 minutos, cruzamento na área do Fluminense e Obina cabeceia para as redes, e Simon anula o gol, alegando falta de ataque. As imagens das câmeras não mostraram nenhuma irregularidade do lance, que gerou muitas reclamações pelo lado alviverde paulista. A partida continuou disputada e tanto Palmeiras quanto Fluminense tiveram chances de abrir o placar na primeira etapa.

Já no segundo tempo, o Fluminense começou assustando com um chute de Dieguinho. A equipe carioca pressionava, enquanto o Palmeiras jogava nos contra-ataques. De tanto insistir, o Fluminense chegou ao seu gol aos 15 minutos, em um escanteio cobrado por Conca que Fred subiu no meio da zaga palmeirense para desviar para o gol. O gol tricolor fez com que o Palmeiras tivesse que atacar, deixando o jogo aberto. A equipe alviverde tentava atacar o Fluminense em busca do empate, porém não conseguia penetrar na defesa carioca, enquanto o adversário aproveitava os espaços do Verdão para engatar contra-ataques. Como o calor estava forte, não demorou para que ambas as equipes sentissem o clima desfavorável e cansassem, e quem levou a melhor com isso foi o Fluminense, que tratou apenas de segurar o resultado até o apito final. A vitória não melhorou muito a situação do Fluminense, que continua 5 pontos atrás do primeiro fora do Z4, mas serviu pra deixar definitivamente o Palmeiras fora da liderança, já que foi superado pelo São Paulo na última quarta-feira.


O Botafogo conseguiu no Engenhão uma importante vitória na tentativa de escapar do rebaixamento. Jogando no Engenhão, a equipe carioca começou pressionando o Coxa e desperdiçando várias chances de gol. O goleiro Vanderlei e a defesa paranaense faziam o que podiam para reter as constantes investidas cariocas. O primeiro gol do Botafogo foi sair aos 37 minutos, quando Diego lançou Renato, que dominou e chutou no canto direito do goleiro paranaense. O goleiro Vanderlei ainda impediu uma vantagem maior com uma grande defesa em chute de Jobson. O Segundo tempo começou com um Coritiba mais ofensivo e buscando o gol de empate. A equipe paranaense estava mais aberta, e oferecia espaços ao Botafogo, deixando o jogo aberto e com várias chances de gol. Tanto Vanderlei quanto Jefferson tiveram que trabalhar bastante, para evitar mudança no placar, porém novamente o Botafogo conseguiu fazer o gol, com Lúcio Flávio em um bonito lance individual recebendo na grande área, limpando o zagueiro do coxa e chutando no ângulo esquerdo do goleiro Vanderlei, que tocou na bola mas não conseguiu evitar o segundo gol do Fogão. O Coritiba ainda tentou descontar, porém não teve forças, enquanto o Botafogo estava satisfeito com o resultado, e segurou o jogo esperando o apito final do árbitro Wilton Sampaio.


Já o Atlético-PR aumentou a crise do Goiás ao vencer em casa a equipe goiana por 2x0. O primeiro gol da vitória saiu aos 23 minutos, quando Paulo Baier cruzou para Marcinho praticamente sem ângulo tocou sutilmente para a rede. O segundo gol foi sair no segundo tempo com Wallyson, que tabelou seu companheiro e recebeu de volta na entrada da área para tirar do golerio Harlei com categoria. O resultado praticamente afasta as chances da equipe paranaense ser rebaixada, e definitivamente enterra as chances de Libertadores para o Goiás.


Já o Corinthians ganhou do Santo André no Pacaembu por 2x0. O Timão começou pressionando, e logo aos 2 minutos acertou a trave de Neneca com Balbuena. Depois de várias chances criadas, o gol finalmente saiu aos 36 minutos, quando Ronaldo recebe na intermediária, se livra da marcação e chuta forte no ângulo de Neneca, que nada pode fazer para evitar o 12º gol do "fenômeno" na competição nacional. O segundo tempo voltou com o Corinthians empilhando chances de gols e dominando completamente o Santo André. O segundo gol só demorou para sair devido a falta de pontaria do ataque corintiano e das defesas de Neneca, que fazia o que podia para evitar o escore maior. Neneca só não conseguiu evitar o gol de Dentinho aos 30 minutos, que recebeu um passe açucarado de Ronaldo e tocou na saída do goleiro do Santo André. A vitória serviu pra fazer o Corinthians subir na tabela, e também para afundar o Santo André, que está cada vez mais próximo da Série B.




Nenhum comentário:

Postar um comentário