Em um Maracanã praticamente lotado o Fluminense quase fez o impossível, que era reverter o placar de 5x1 do primeiro jogo, porém faltou 1 gol e os equatorianos da LDU são campeões da Copa Sudamericana.
O jogo começou com o Fluminense um pouco nervoso, e cometendo muitas faltas, levando o primeiro cartão do jogo logo a 1 minuto com Gum. O nervosismo do Fluminense deixou o início equilibrado até a equipe tricolor achar seu primeiro gol. Na intermediária de ataque, Diguinho recebeu, passou pelo marcador e arriscou um chute. A bola desviou em Araújo, enganando o goleiro Domínguez. O gol deu ânimo a equipe, que apoiada por um Maracanã praticamente lotado de tricolores, impulsionaram para que o time arrancasse de vez para o ataque. Aos 17 minutos, a LDU ficaria com um jogador a menos, pois De La Cruz cometeu falta violenta em Diguinho, e o árbitro Carlos Amarilla mostrou o vermelho direto para o volante equatoriano. O gol e a expulsão deixaram a equipe da LDU em parafusos, obrigando o técnico Jorge Fossati a tirar o atacante Calderón, para colocar Larrea, visando recuperar o equilíbrio do meio-campo. Com a alteração equatoriana, o Fluminense foi com tudo para o campo de ataque, porém tinha poucas chances de finalizar a gol. Aos 30 minutos depois de jogada individual, Mariano cruzou para Diguinho cabecear para o gol, porém o volante estava adiantado, e Amarilla anulou o gol. Aos 40 minutos, Fred teve uma grande chance ao receber dentro da área, girar sobre o marcador e chutar fraco para a defesa de Domínguez. Porém aos 43 minutos, o atacante fluminense não desperdiçou, ao receber livre, invadir a área e tocar na saída do goleiro equatoriano. O gol deixou os torcedores em estado de êxtase, fazendo com que a equipe permanecesse dentro do campo durante o período de intervalo.
O Flu voltou pressionando no segundo tempo, porém a parada de intervalo era tudo que a equipe da LDU queria, pois pode voltar mais organizada e evitando que o tricolor carioca chegasse com perigo. A tática equatoriana estava dando certo, enquanto os jogadores do Fluminense começavam a ficar ansiosos e a desperdiçarem jogadas. Cuca colocou o lateral direito Ruy, que na sua primeira jogada, o zagueiro da LDU tentou afastar uma bola, que bateu na cabeça do lateral carioca, tocando na trava direita da LDU. O Fluminense cada vez chegava com menos perigo, e pouco ameaçava a LDU, até ter aos 25 minutos uma grande chance com Conca, que pegou rebote, e de primeira, chutou para Domínguez fazer uma grande defesa, colocando para escanteio. Na cobrança, Conca cobrou para Gum ganhar de cabeça da zaga equatoriana, marcando o terceiro gol do tricolor carioca. Faltando apenas 1 gol para levar para a prorrogação, o Fluminense foi com tudo para o ataque, porém começaria a perder a cabeça. Em um lance bobo na lateral, Fred reclamou acintosamente do árbitro Carlos Amarilla, lhe dando uma leve cabeçada. O árbitro expulsou o atacante da equipe carioca. A expulsão da sua principal figura técnica murchou a equipe do Fluminense, enquanto a LDU chegou pela primeira vez com perigo no jogo aos 34, quando Bieler lança Mendez, que livre tentou encobrir o goleiro Rafael, porém o goleiro tricolor acabou salvando o Fluminense. Aos 36, Campos levou o segundo cartão amarelo ao cometer falta, deixando a LDU com 9 jogadores. O Fluminense foi com tudo para o abafa, com o goleiro Rafael indo para a área em momentos de bola parada, porém a equipe equatoriana conseguiu afastar e segurar o resultado que lhe deu o terceiro titulo sul-americano em 2 anos.
O jogo serviu de lição para os amantes do futebol, pois nunca se deve desistir antes do jogo começar. Era notório que era uma tarefa quase impossível reverter um placar de 5x1 contra, porém o Fluminense mostrou muita garra, conseguiu um gol cedo, e com as circunstâncias do jogo a seu favor quase se reabilitou. O que a equipe não contava era a expulsão de Fred, experiente e de passagens pelo futebol europeu e pela Copa do Mundo 2006 com a Seleção Brasileira. Venceu a LDU, melhor time durante a competição, e mesmo perdendo por 3x0, continuo afirmando que é a melhor equipe no continente, e se classificando para a Libertadores 2010, incomodará. Já para o Fluminense, o jogo serviu para recuperar o orgulho do seu torcedor, e para ter todas as motivações suficientes para buscar pelo menos o empate domingo, para escapar definitivamente do rebaixamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário