domingo, 18 de outubro de 2009

Webber vence GP do Brasil; Button chega em 5º e é Campeão

A corrida deste domingo em Interlagos mais uma vez decidiu o título mundial de pilotos. Button terminou em quinto, contou com problemas de Barrichello com os pneus, e se tornou o novo Campeão Mundial de F1.



O Grande Premio do Brasil, que prometia ser complicado para o inglês e esperançosa para o brasileiro, contou com uma grande sorte e competência de Button, enquanto seu companheiro não teve um carro rápido em grande parte da corrida, e ainda sofrendo com um pneu furado no final. A Brawn também se garantiu campeã de construtores no Brasil.

A corrida começou com tempo nublado, com algumas nuvens presentes no céu e presença eventual do sol, porém sem chuva. Na largada, Barrichello manteve a ponta, e Raikkonen subiu para terceiro, em virtude do kers. A primeira volta foi tumultuada, pois o finlandês da Ferrari tocou em Mark Webber e perdeu parte do bico. Para trás do grid, Kovalainen rodou e também houve o choque entre Sutil e Trulli. O italiano da Toyota perdeu o controle do carro e se chucou contra o piloto da Force India, que acabou saindo da pista, e voltou perigosamente, tirando também Alonso da corrida, e obrigando a entrada do Safety Car. Kovalainen parou nos boxes, e quando saiu, levou a mangueira do reabastecimento junto, e Raikkonen que estava atrás na saída do pit foi acertado por um resto de combustível que estava saindo da mangueira e o carro teve um princípio de incêndio.

Button foi o que mais se beneficiou com os incidentes da largada, subindo da 14ª para a 9ª posição. Na 5ª volta houve a relargada, e o inglês da Brawn ganhou as posições de Grosjean e Nakajima, subindo para a 7ª posição. Rubinho manteve a ponta, e tinha 15 voltas para abrir vantagem para manter a ponta após a sua parada. Porém o brasileiro não conseguia abrir a vantagem necessária para voltar na ponta, e parou na volta 21 com cerca de 3 segundos de vantagem para Mark Webber. Kubica, que estava junto com Webber parou na volta 23, enquanto o australiano da RBR pararia na volta 26. Ambos voltaram na frente de Barrichello. Button, que estava algumas voltas atrás do japonês Kobayashi, conseguiu passar o piloto japonês, indo para a sexta posição. A sorte do inglês era grande, pois o alemão Nico Rosberg da Williams teve problemas e abandonou a prova. O inglês faria a sua parada na volta 28.

Na 30ª volta, houve uma batida forte entre os japoneses Kobayashi e Nakajima. O piloto da Toyota estava saindo dos boxes, e na reta oposta o piloto da Williams, mais rápido por estar na pista, tentou passar, tocando na roda de Kobayashi e perdendo o controle do seu carro, que bateu na proteção de pneus. A corrida seguiu normal, sem a entrada do safety car, e na volta 33 Button passou Buemi, ganhando posições. Hamilton, que fez uma estratégia diferente de apenas uma parada, foi para o box na volta 42, enquanto os ponteiros começaram a suas janelas de parada na volta 46 com Kubica, 50 com Barrichello e 52 com Webber. O brasileiro, que não teve uma boa segunda perna, ficou para trás, e disputava o lugar no pódio com Hamilton.

A sorte que ontem estava a favor de Barrichello, não apareceu para o brasileiro neste domingo, pois o piloto precisou adiantar a sua segunda parada por causa do péssimo desempenho do carro, colocando pneus macios. Porém um de seus pneus furou, e o carro do brasileiro perdeu rendimento, sendo ultrapassado por Hamilton, e precisando fazer um novo pitstop, caindo pra a oitava posição.

Button e Vettel pararam nas voltas 55 e 56, e o alemão da RBR voltou na frente do inglês, terminando em quarto lugar. Com o problema de Barrichello, o quinto lugar estava de bom tamanho para Button, que manteve com cuidado a sua posição para ser Campeão Mundial de 2009 da categoria. A vitória no GP do Brasil ficou com Mark Webber, com Kubica e Hamilton completando o pódio.





A F1 volta daqui a duas semanas, com o estreante GP de Abu Dhabi, que marcará a última prova de 2009 da categoria. A briga agora é pelo vice-campeonato, com o brasileiro com 2 pontos de desvantagem para Vettel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário