Sexta-feira é o dia dos primeiros treinos oficiais, onde a maioria das equipes esconde o jogo, enchendo os carros de combustível e preparando-os para a corrida. Aparecem pilotos que geralmente não obtêm uma boa qualificação no sábado com tanque vazio marcando os melhores tempos. Porém mais uma vez o assunto mais comentado no paddock foi o caso Nelsinho X Renault.
Briatore se defende atacando Nelsinho
Nesta sexta, Flavio Briatore resolveu se manifestar a respeito do ocorrido em Cingapura, e não poderia ter sido da pior maneira. O chefão da Renault baixou o nível e expos a vida pessoal do piloto brasileiro, insinuando que o mesmo teria tido relações homossexuais com um homem inglês de 50 anos.
Nesta sexta, Flavio Briatore resolveu se manifestar a respeito do ocorrido em Cingapura, e não poderia ter sido da pior maneira. O chefão da Renault baixou o nível e expos a vida pessoal do piloto brasileiro, insinuando que o mesmo teria tido relações homossexuais com um homem inglês de 50 anos.
Segundo ele, o pai de Nelsinho, o tricampeão mundial Nelson Piquet, teria pedido para que Briatore ajudasse a romper relações com este senhor, pois estaria preocupado com a relação que o seu filho teria com este senhor. O site Tazio, nesta reportagem, apurou que o senhor chama-se Marc Cavezzale, e que apoiava Nelsinho desde a época da F-3, sendo uma espécie de pai britânico do piloto. Nelson teria problemas de cunho pessoal com Cavezzale, mas não teria nada a ver com a situação exposta por Briatore.
O chefe da equipe francesa ainda chamou o piloto brasileiro de frágil e mimado, tendo sempre tudo nas mãos por meio de seu pai. Quanto às acusações, eximiu a Renault de culpa, porém preferiu não se aprofundar no assunto antes do julgamento do dia 21, na qual a FIA assegurou imunidade ao piloto Nelsinho Piquet.
Junto com as declarações de Nelsinho para a FIA, também foi fornecida a telemetria do carro, na qual constam todos os dados, geralmente utilizado pela equipe para verificar problemas e propor soluções de melhorias do carro. Segundo a telemetria, divulgada nesta sexta-feira para a imprensa, Nelsinho acelerou mais que o normal para fazer o carro rodar.
O fato é que o caso é grave, e tanto Max Mosley quanto Bernie Ecclestone admitem que tudo será apurado. Imagino que a tendência é que haja uma pena branda à equipe Renault, quando o correto seria uma pena drástica, para servir como exemplo, e também para lavar a alma do esporte. Já Nelsinho, ficará marcado pelo fato e comprometerá a sua carreira na categoria. Talvez só tenha uma nova oportunidade quando seu pai comprar ou virar sócio de alguma outra escuderia.
O chefe da equipe francesa ainda chamou o piloto brasileiro de frágil e mimado, tendo sempre tudo nas mãos por meio de seu pai. Quanto às acusações, eximiu a Renault de culpa, porém preferiu não se aprofundar no assunto antes do julgamento do dia 21, na qual a FIA assegurou imunidade ao piloto Nelsinho Piquet.
Junto com as declarações de Nelsinho para a FIA, também foi fornecida a telemetria do carro, na qual constam todos os dados, geralmente utilizado pela equipe para verificar problemas e propor soluções de melhorias do carro. Segundo a telemetria, divulgada nesta sexta-feira para a imprensa, Nelsinho acelerou mais que o normal para fazer o carro rodar.
O fato é que o caso é grave, e tanto Max Mosley quanto Bernie Ecclestone admitem que tudo será apurado. Imagino que a tendência é que haja uma pena branda à equipe Renault, quando o correto seria uma pena drástica, para servir como exemplo, e também para lavar a alma do esporte. Já Nelsinho, ficará marcado pelo fato e comprometerá a sua carreira na categoria. Talvez só tenha uma nova oportunidade quando seu pai comprar ou virar sócio de alguma outra escuderia.
Rumores para 2010
Com a temporada chegando ao fim, crescem os rumores sobre troca de pilotos entre as equipes. A equipe Williams não deve continuar com nenhum dos seus atuais pilotos, e está pensando em Rubens Barrichello para uma vaga. A outra seria ocupada pelo piloto da GP2 Hulkenberg, que é o atual piloto de testes da escuderia. Quanto aos atuais pilotos, Rosberg deve se transferir para a Mclaren, ocupando o lugar de Kovalainen. Nakajima deve sair junto com os motores Toyota, visto que a equipe de Frank Williams trocará seu fornecedor de motor para a próxima temporada, provavelmente para a Mercedes.
Ainda seguem os rumores de Alonso na Ferrari, com Raikkonen tendo que procurar outra escuderia, e também quais pilotos ocuparão as seis novas vagas criadas pelas equipes novatas.
Também há uma indefinição quanto às equipes para a próxima temporada. A FIA já havia divulgado anteriormente que as equipes USF1, Campos e Manor se juntariam aos atuais 10 construtores, atingindo o limite de 26 carros no grid para 2010. Porém a BMW anunciou em 29 de Julho que sairá do circo, abrindo mais uma vaga no grid. Peter Sauber poderá voltar com a sua equipe, além de Lotus e Epsilon Euskadi, que estariam também "concorrendo".
Também há uma preocupação quanto ao andamento dos projetos das três equipes novatas para a próxima temporada, pois quando se inscreveram, estava proposto o limite orçamentário em 40 milhões de euros, com a FIA concedendo vantagens as escuderias que optassem por atender o teto. Como não haverá mais o teto, será necessária uma quantia superior, para que haja um nível de competitividade.
Também há uma preocupação quanto ao andamento dos projetos das três equipes novatas para a próxima temporada, pois quando se inscreveram, estava proposto o limite orçamentário em 40 milhões de euros, com a FIA concedendo vantagens as escuderias que optassem por atender o teto. Como não haverá mais o teto, será necessária uma quantia superior, para que haja um nível de competitividade.
Dentro da Pista
Agora indo para o que interessa, dentro da pista, tivemos os treinos livres na pista italiana. O primeiro treino foi dominado pela McLaren com Hamilton fazendo o melhor tempo com 1min23s936, e Kovalainen em segundo com 1min24s332. Barrichello terminou a primeira seção em 12º, enquanto Button e Vettel terminaram em 7º e 18º respectivamente.
Já no segundo treino livre, o alemão Adrian Sutil marcou o melhor tempo com a sua Force India, sendo o único a baixar da casa de 1min24s, com o tempo 1min23s934. A Renault obteve um ótimo desempenho, com Grosjean em segundo e Alonso em terceiro. As RBRs ainda não conseguiram andar na frente. O alemão Vettel e o australiano Mark Webber marcaram 14º e 17º lugares respectivamente. O carro de Vettel já está utilizando seu último motor novo de um total de oito disponíveis para a temporada, possuindo ainda mais três motores em condições de uso para estas cinco etapas que restam, contando Monza. As Brawns não obtiveram um bom desempenho nos segundo treino livre, com Barrichello marcando o 16º tempo e Button 19º lugar. Fisichella, a bordo da Ferrari, marcou o pior tempo do treino, porém na primeira seção havia ficado com o 8º melhor tempo.
Amanhã, as 9h (horário de Brasília) será realizado o treino que define o grid de largada, e a tendência é que as equipes que possuem Kers (McLaren, Ferrari e Renault) tenham uma ligeira vantagem sobre as concorrentes. Renault, McLaren e Brawn deverão lutar pela pole. Não acredito nas RBRs para esta corrida. Podem até largar na frente com pouco combustível, porém deverão ser superadas pelas outras três equipes.
(Blog atualizado às 23h:30min com a divulgação da telemetria)
Nenhum comentário:
Postar um comentário