sábado, 12 de setembro de 2009

Hamilton faz a pole em Monza, e mais pesado, Barrichello larga em 5º

O inglês Lewis Hamilton fez a pole position para o GP de Monza, na Itália. Com o tempo de 1min24s066, o inglês marcou largará na frente, conquistando sua 15ª pole na categoria. Sutil larga em segundo e Barrichello em quinto.

O finlandes Kimi Raikkonen da Ferrari foi o mais rápido no Q1, com o tempo de 1min23s349. O segundo foi Hamilton, com 26 milesimos a mais que o piloto da escuderia italiana. As Brawns voltaram a andar bem, marcando o terceiro tempo com Button e o quarto com o brasileiro Barrichello. Já as Toyotas, Williams e Toro Rossos marcaram os piores tempos do grid. O único que passou para o Q2 foi Trulli da Toyota. Seu companheiro, Glock ficou em 16º, enquanto os pilotos da Williams ficaram em 17º e 18º com Nakajima e Rosberg, e a Toro Rosso ficou com as ultimas posições no grid, com Buemi e Alguersuari em 19º e 20º.

Já no Q2 o mais rápido foi o inglês Jenson Button da Brawn, com o tempo 1min22s955. Seu compatriota Hamilton foi o segundo com 1min22s973, e Barrichello foi o terceiro com 1min22s976, sendo estes os únicos pilotos a baixarem da casa 1min23. As Force India fizeram um grande Q2 e ficaram em quarto com Sutil e quinto com Liuzzi. Ficaram de fora Trulli em 11º, Grosjean em 12º, Kubica e Heidfeld em 13º e 15º, e Fisichella em 14º. As BMW ficaram com o destaque negativo, pois os dois carros acabaram enfrentando problemas no motor e abandonaram o treino.

NO Q3, já com o combustível que será utilizado na largada, as Brawns optaram por encher o tanque de combustível e fizeram o 5º tempo com Button e o sexto com Barrichello. Na briga pela pole, o duelo ficou por conta entre Hamilton e Sutil, brigando volta a volta pela pole, porém quem levou a melhor foi o inglês da McLaren, com o tempo de 1min24s066, 195 milésimos a mais que o piloto alemão da Force India. Raikkonen largará em 3º com a sua Ferrari, enquanto as RBRs não obtiveram um bom treino, largando em 9º com Vettel, e 10º com Webber.

Amanhã a corrida promete, com a briga entre McLaren e Force India. A Ferrari pode surpreender na largada, por ter juntamente com a McLaren e a Renault o KERS, que poderá fazer a diferença na pista veloz de Monza. As Brawns provavelmente farão 1 parada com seus dois pilotos. Mais tarde saíra o peso de cada carro.


Ordem de Peso declarados

Como havia ficado na impressão, as Brawns optaram por um carro mais pesado e deverão apostar em apenas uma parada amanha em Monza. Hamilton é o mais leve do grid, com Sutil vindo logo atrás.

Amanhã, além da estratégia dos boxes e do KERS, a chuva poderá decidir a corrida, pois logo após o término do treino oficial, caiu um verdadeiro dilúvio em Monza, atrasando em mais de meia hora o início da corrida da GP2, que acabou sendo vencida pelo piloto holandês Van der Garde.

Outra informação depois do treino oficial é que Rubens Barrichello pode ter que trocar seu câmbio, perdendo cinco posições no grid. O assunto está sendo estudando pela equipe Brawn, que está preocupada com o estado do equipamento, visto que o fogo no final da corrida de Spa, atingiu o motor e o câmbio do carro do piloto. O motor foi trocado sem problemas, pois Barrichello ainda não usou seus 8 motores, porém o câmbio tem que durar 4 corridas, senão há punição.

A corrida acontecerá neste Domingo, às 9h (horário de Brasília), com 53 voltas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário