quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Início de Semana Movimentado na Formula 1 - Parte 2

A principal categoria do automobilismo mundial está tendo dias intensos, e não é em final de semana de GP. Ontem após ser anunciada a volta da Lotus na categoria, e uma possibilidade de uma 14ª equipe competir, hoje o dia foi agitado na Renault.

A equipe anunciou nesta quarta-feira a demissão do chefe da escuderia na categoria, Flávio Briatore, e de Pat Symonds, engenheiro da equipe. A dupla estava envolvida na confusão do GP de Cingapura de 2008, juntamente com Nelsinho Piquet, quando a equipe teria premeditado uma batida do piloto brasileiro como forma de ajudar a corrida de Alonso, seu companheiro de equipe. E a estratégia deu resultado, pois o piloto espanhol acabou vencendo a prova.

Em virtude das demissões, a dupla não participará do Conselho Mundial da FIA do dia 21, onde se apurarão os fatos, e sairá as punições. Segundo comunicado, a Renault afirmou que não irá se manifestar mais sobre o assunto até o dia do Conselho.

É uma forma de a equipe tentar se safar de uma punição maior por parte da FIA. Especula-se que a pena da escuderia seria abrandada caso a cabeça de Briatore fosse colocada a prêmio. Max Mosley, antes de sair da presidência, ainda tinha o desejo de tirar Briatore da categoria, e talvez esse fosse o objetivo do Conselho do dia 21, porém a própria equipe, preocupada com a sua imagem, se encarregou de fazer.

Briatore e Simonds se despedirão da categoria, e nunca mais deverão voltar para o bem do automobilismo, depois de uma série de escândalos que iniciou-se em 1994 com Michael Schumacher na Beneton, tornando-se uma afronta contra o esporte. Já o futuro de Nelsinho é sóbrio, pois sua imagem está completamente arranhada com o ocorrido.

Agora resta saber quem vão ser os substitutos de Briatore e Symonds na Renault. Especula-se que o tetra-campeão Alan Prost pode voltar para o circo como chefe da equipe. É esperar para ver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário