segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Análise do Futuro do Inter no Campeonato Brasileiro

Estamos indo para a 23ª rodada do mais importante campeonato nacional, e o Internacional está bem postado na competição. Ainda devendo um jogo referente à 17ª rodada contra o Atlético-MG, e que será pago nesta quarta-feira o Inter pode chegar aos 40 pontos com uma vitória diante do galo.

Porém o mais importante é que o Inter finalmente achou seu jeito de jogar e voltou a apresentar um bom futebol, desta vez contra o Goiás, atual segundo colocado, e um dos favoritos à conquista de uma vaga para a próxima libertadores. Já é evidente que as peças que o colorado possui fluem melhor com o esquema 3-5-2, pois a equipe atinge o tão sonhado "equilíbrio" que o técnico Tite prega.

Melhor ainda saber que há peças de reposição para praticamente todas as funções, talvez faltando apenas para a ala direita, mas que poderia ser improvisado com um meia na posição. Vamos analisar para cada zona deste esquema 3-5-2 com o elenco do Inter, posição por posição, e vou deixar em negrito aqueles jogadores que vejo utilidade no grupo, pois 32 jogadores é um numero demasiadamente grande.

Goleiros: Agenor, Clemer, Lauro, Michel Alves, (Goleiro da Base)
Nesta posição não há nenhum craque, e Lauro demonstra ser a melhor opção para a posição. Goleiro é uma posição muito específica, que tem que ser criada na base, e vejo em Agenor muito potencial para ser o futuro goleiro titular do Inter. Acredito que por causa das categorias de base da seleção brasileira, o inter ainda não o utilizou melhor.
Clemer já deveria ter se aposentado, e Michel Alves está muito aquém dos demais, e deveria ser dispensado.

Zagueiros: Bolívar, Danny Morais, Fabiano Eller, Índio, Sorondo, (Zagueiro da Base)
Esta talvez seja a posição onde o Inter apresente o maior número de opções. Tanto Bolívar, Fabiano Eller, Índio e Sorondo tem condições de serem titulares. Danny está abaixo dos demais, e acredito que o Inter deveria emprestá-lo ou vendê-lo, e promover um jovem para a função de segundo reserva. Quanto aos outros 4 zagueiros, qualquer trio formado estará de bom tamanho, porém a minha preferência é de Bolívar, Sorondo e Eller, pois acredito que com este trio jogando junto , a defesa do Inter ficaria mais completa, e praticamente intransponível.

Alas Direitos: Arilton, Daniel, Danilo, (Reforço ou Base)
Arilton e Daniel são incógnitas. Danilo é o único jogador em condições de exercer a função. Tem velocidade, o que acaba ajudando-o na função e rouba muitas bolas. Porém, como sua posição original é zagueiro, tem deficiências técnicas, e precisa treinar cruzamentos e finalizações. Andrezinho e Giuliano poderiam jogar nesta função caso seja necessário .

Alas Esquerdos: Kléber e Marcelo Cordeiro
Creio que estamos bem servidos, pois com o novo esquema, Kléber voltou a apresentar uma atuação de nível de seleção, marcando um golaço. M. Cordeiro também tem muito poder ofensivo e quebra o galho como reserva. Como laterais Kléber é muito burocrático e Marcelo Cordeiro comprometia o time defensivamente.

Volantes: Glaydson, Guiñazu, Magrão, Maycon, Sandro, (Reforço ou Base)
Em um esquema 3-5-2, uma ou duas vagas são ocupadas por volantes. Sandro e Guiñazu seriam os titulares, com Magrão como virtual substituto. Glaydson e Maicon estão muito abaixo dos demais, e na minha visão não possuem capacidade técnica para jogar no Inter. Eventualmente, Andrezinho poderia ser colocado como um segundo homem em caso de Sandro, Magrão ou Guiñazu não estejam disponíveis, podendo substituir quando um dos dois não puder jogar.

Meias: Andrezinho, D'Alessandro, Giuliano, Marinho, Wagner Libano
Nesta posição o Inter também tem fartura. Um ou dois jogadores podem ser escalados, e Andrezinho, Giuliano e D'Alessandro (em boa fase) podem ser escalados sem problemas. Não conheço Marinho, e Wagner Libado me impressionou positivamente quando entrou na fogueira contra o Palmeiras. Eventualmente Edu poderia também jogar nesta posição. Qualquer um deles desempenharia a função com qualidade.

Atacantes: Alecsandro, Bolaños, Edu, Léo, Marquinhos, Taison, Talles Cunha, Walter
Mesmo com a venda de Nilmar e a má fase de Taison, que talvez tenha se vislumbrado com o sucesso, o Inter continua tendo ótimas opções para o setor. Tem em Edu, Taison, Bolañhos e recentemente Marquinhos como ótimas opções para os flancos. Alecsandro e Walter como opções do homem fincado na área. É uma pena o Walter ter se machucado, teria potencial para estar lutando pela titularidade, e Alecsandro mostrou-se um goleador nato. O esquema pode tanto ter um homem fixo na área e um pelo flanco, como dois velozes se revezando na movimentação ofensiva. Vejo que Tite optara por essas duas combinações dependendo do adversário, e então Edu, Taison e Alecsandro disputarão duas vagas. Marquinhos me impressionou muito positivamente, tem grande talento, e se mantiver a sequencia de boas atuações e não se vislumbrar com o sucesso, pode sim disputar posição ou até garantir uma das duas vagas. Léo e Talles Cunha são jovens, sendo que o primeiro tem muito potencial. Já Bolaños acredito que esteja sobrando, e devido ao seu alto salário o Inter deveria desfazé-lo


Esta é a minha analise do elenco, levando em conta o 3-5-2, que espero que o Tite mantenha para os próximos jogos. É um esquema redondo para estes jogadores que o Inter possui, e o colorado tem tudo para manter uma seqüência de bons resultados e ser campeão brasileiro. Para ajudar, é essencial que o Inter consiga a liberação de Sandro e Giuliano da Seleção Sub-20, oferecendo mais opções para os respectivos setores.

Como publiquei em posts anteriores, considero Inter, São Paulo e Palmeiras os favoritos para ganhar o título. Vejo apenas o São Paulo com um grupo de jogadores capaz de dar medo, pois este é um grupo coeso, otimizado em todas as posições, lembrando uma equipe européia. Quanto ao Palmeiras, vejo um ótimo time, entrosado, que joga na retranca e explora a individualidade de Diego Souza, além de depender da criatividade de Cleiton Xavier. Porém não tem opções no banco, e cada vez que tem um desfalque importante, tem dificuldades para reorganizar a equipe. O reforço Vagner Love pode fazer a diferença, pois sabe fazer gols, e acabará decidindo vários jogos à favor do Palmeiras.

Portanto está tudo nas mãos de Tite, basta este não inventar, escalar o Inter em um 3-5-2, dar continuidade a este esquema que o consagrou no Grêmio, e deixar de lado o losango do 4-4-2, que é extremamente defensivo e prejudica o Inter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário