sábado, 28 de junho de 2014

Maracanazo: Colômbia manda embora “El Fantasma del 50”


A Colômbia confirmou a superioridade na fase de grupos e bateu o Uruguai por 2x0, com direito a show de James Rodríguez, que virou o artilheiro isolado da Copa do Mundo com 5 gols. Os colombianos jogaram melhor e protagonizaram um Maracanazo para os Uruguaios, mandando embora o Fantasma de 50, uma figura publicitária criada pela fornecedora de material esportivo da equipe uruguaia.

A Colômbia controlou grande parte da partida, mostrando um futebol objetivo e consistente.O treinador José Pékerman escalou Jackson Martínez como titular, mantendo o esquema 4-2-3-1 com o meia revezando com Cuadrado nas pontas, enquanto que James Rodríguez ficava centralizado. A equipe mostrou movimentação e soluções ofensivas contra a retranca uruguaia, que foi escalado em um 5-3-2 pelo treinador Oscar Tabárez, deslocando Cáceres para a zaga e colocando Álvaro Pereira na esquerda, algo que já havia ocorrido no jogo anterior contra a Itália.  

No primeiro tempo, a Colômbia chegou a ter 72% de posse de bola, porém tinha dificuldades para entrar na área uruguaia em virtude do acúmulo de defensores do adversário. A solução foi chutar de média-longa distância, e o time chegou ao gol aos 27 minutos, em uma pintura de James Rodríguez, que recebeu um lançamento, dominou no peito e chutou de “sem pulo” no ângulo de Muslera. O gol concorrerá com o de Van Persie como o mais bonito da Copa até agora. 

Foto: @BBCSport
O gol obrigava o Uruguai a sair, porém o time preferiu ser mais conservador, principalmente no primeiro tempo, e restringiu-se a cruzamentos explorando o jogo aéreo ou jogada de bola parada. Quando a equipe ousava mais, dava espaços para a Colômbia explorar contra-ataques.

O segundo tempo com mais uma ducha de água fria para os uruguaios, já que logo aos 4 minutos a Colômbia marcaria o segundo, fruto de uma grande jogada coletiva que passou pelo pé de vários jogadores, com inversão de jogo, cruzamento de Armero para Cuadrado escorar para James Rodríguez infiltrar e marcar o gol que lhe daria a artilharia isolada da Copa. Além dos cinco gols marcados, James Rodríguez já possui duas assistências, o que o consolida para ser o craque do torneio, caso a Colômbia consiga ir longe na competição.

Tabárez alterou a equipe uruguaia com as entradas de Stuani, Gastón Ramírez e, depois, com Abel Hernández. Parecia (e seria) tarde demais, porém o time ficou mais ofensivo e passou a ficar com a bola. Enquanto a Colômbia teve 65% de posse de bola ao longo da primeira etapa, o percentual reduziu para 54% na segunda etapa, devido a tentativa de reação uruguaia e a queda de intensidade colombiana, cujo treinador preferiu preservar seus principais jogadores e conservar o resultado, tendo no goleiro Ospina outro destaque, já que o arqueiro fez intervenções importantes na tentativa de pressão uruguaia para tentar reduzir o prejuízo.

Foto: Folha
No fim, a Colômbia jogou melhor e mereceu passar para as quartas-de-final. Será um adversário duríssimo para o Brasil, pois tem um sistema ofensivo muito bem consolidado com a entrada de Jackson Martínez, formando um trio com Cuadrado e James Rodríguez. Fico imaginando se Falcao García tivesse condições de atuar no comando de ataque. O sistema defensivo é mais confiável que o chileno, o que exigirá criatividade do Brasil, para que a seleção brasileira não tenha o setor de meio-campo dominado novamente. 

A única coisa que me preocupou na Colômbia foi a queda drástica de intensidade no segundo tempo, onde em boa parte da segunda etapa, o Uruguai mandou na partida. Contra o Brasil isso poderá ser mortal, já que a Seleção Brasileira é muito mais bem qualificada que a uruguaia.

Já o Uruguai caiu de pé na Copa do Mundo. Fez uma boa fase de grupos, onde eliminou Inglaterra e Itália, duas potências europeias. Foi prejudicado no extracampo com o caso Suárez, perdendo força e foco para a fase de mata-mata. Além disso, mostrou um desgaste de grupo, que não foi renovado por Tabárez, mas fez um bom papel e foi até onde deu, já que não possuía tantas opções que pudessem acrescentar ao time, ainda mais sem a presença de Luisito. 

Aqui vai o vídeo do Fantasma de 50 para quem não viu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário