domingo, 22 de junho de 2014

Bélgica vence a segunda e garante classificação


Pelo Grupo H, a Bélgica venceu a Rússia no Marcanã e garantiu classificação para as oitavas-de-final. A equipe mais uma vez não conseguiu fazer uma boa partida, conseguindo a vitória em um momento de lucidez ofensiva já no final da partida, após as alterações de Mark Wilmots.

O treinador belga efetuou mudanças em relação ao time que enfrentou a Argélia, com a presença de Mertens e Fellaini no meio-campo, jogadores responsáveis pela recuperação diante do time africano, e que deixou a Bélgica mais ofensiva. 

A Bélgica foi melhor durante boa parte do primeiro tempo, mostrando volume ofensivo, principalmente na direita com Mertens, enquanto que Fellaini se tornava uma ótima opção de transição, além da possibilidade do jogo aéreo. O time criou várias chances, principalmente com Mertens na direita sobre o lateral esquerdo Kombarov, porém nenhuma chance clara de gol, ao contrário da Rússia, que chegou menos e teve em uma cabeçada de Kokorin já no final da primeira etapa a grande chance do primeiro tempo, quando o jogador recebeu livre um cruzamento de Glushakov e perdeu.

A Rússia terminou melhor na primeira etapa, tendo um pênalti sonegado pelo árbitro Felix Brych, cometido por Alderweireld em Kanunnikov. O crescimento russo deu-se em um momento onde a Bélgica perdeu intensidade ofensiva, caindo de produção na partida e permitindo que o adversário conseguisse ficar mais tempo com a bola e chegar ao ataque. 

O time russo continuou melhor durante boa parte do segundo tempo, conseguindo uma blitz nos primeiros minutos, e depois caindo de produção assim como o adversário, em virtude do sol forte e calor das 13h do Rio de Janeiro, deixando o jogo lento e com poucas opções. A Rússia teve maior posse de bola, mas chegou ao ataque poucas vezes, desperdiçando as conclusões.

Foto: @fifaworldcup_pt
Wilmots tentou animar o time belga com substituições, colocando Origi e Mirallas nos lugares de Mertens e Lukaku. A bola não chegou no centroavante, que até não gostou de ser substituído, enquanto que Mertens cansou não levava mais vantagem na direita. E os substitutos corresponderam, já que  Mirallas acertou a trave em cobrança de falta aos 38, enquanto que Origi construiu com Hazard a jogada do gol aos 42, recebendo do seu companheiro um passe em diagonal da linha de fundo para marcar o gol da vitória, em um momento onde a Bélgica acordava na partida e começava a pressionar.

Com as duas vitórias diante de Argélia e Rússia, a Bélgica garantiu classificação no Grupo H, mesmo sem ter jogado bem. Nas duas partidas, a geração belga teve dificuldades, o que mostra que Wilmots ainda não conseguiu montar um time, apesar de ter grandes jogadores. Hazard e De Bruyne mais uma vez fizeram partidas abaixo da média, com Hazard ainda acordando a tempo de assistir a Origi o gol da vitória. Na defesa, Vermaelen sentiu no aquecimento, e teve que ser substituído ainda no primeiro tempo por Vertonghen, que não foi bem na estreia. 

O time lutará pelo primeiro lugar para escapar da Alemanha logo nas oitavas, porém deverá ter dificuldades na próxima fase, já que os adversários do grupo G são complicados. Já a Rússia torcerá por um empate entre Coréia do Sul e Argélia, senão suas chances de classificação ficam muito complexas. O time jogou bem no segundo tempo, porém faltou maior ousadia a Capello para buscar a vitória. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário